Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-01-2015

Atentado a revista em Paris ainda tem perguntas sem resposta
Crime deixou 12 mortos e 11 feridos, quatro deles em estado grave. Suspeitos fugiram em carro e dois ainda n�o foram encontrados.
Atentado a revista em Paris ainda tem perguntas sem resposta
Foto: g1.globo.com

Um atentado � reda��o da revista "Charlie Hebdo" nesta quarta-feira (7) em Paris deixou 12 mortos � entre eles dois policiais � e 11 feridos, sendo 4 deles em estado grave. Dois homens armados entraram no pr�dio em que fica a reda��o do seman�rio, atiraram em um dos funcion�rios e renderam o outro no segundo andar do pr�dio, onde acontecia a reuni�o de pauta dos funcion�rios da publica��o. L�, atiraram e mataram 10 pessoas.
Depois fugiram de carro, bateram em outro ve�culo e precisaram abandonar seu carro. Eles renderam um motorista e fugiram em outro carro.
O epis�dio, classificado como um ato terrorista pelo presidente franc�s Fran�ois Hollande, ainda tem quest�es n�o esclarecidas.

Quantos suspeitos estiveram envolvidos? Quem s�o eles?
Tr�s pessoas foram inicialmente apontadas como suspeitas: os irm�os Ch�rif e Said Kouachi e Hamyd Mourad, cunhado de Ch�rif, que seria o motorista da opera��o. Por volta das 23 horas da quarta, Mourad, de 18 anos, se apresentou � pol�cia em Charleville-M�zi�res. Segundo a ag�ncia AP, ele decidiu se entregar ap�s ver seu nome associado ao caso em redes sociais, mas alega inoc�ncia. Pouco depois, a pol�cia francesa divulgou fotos de Ch�rif, de 32 anos, e Said, de 34, em um boletim que os descreve como "possivelmente armados e perigosos".
Os suspeitos pertencem a algum grupo?
Ch�rif Kouachi foi condenado, em 2008, a tr�s anos de pris�o por envolvimento com atividades terroristas, dos quais cumpriu 18 meses. Ele seria ligado ao "Buttes Chaumont" um grupo que enviava volunt�rios ao Iraque, para auxiliar a Al-Qaeda no combate �s for�as lideradas pelos Estados Unidos. Em seu julgamento, Ch�rif alegou ter ficado revoltado ao ver na TV cenas de abusos contra prisioneiros em Abu Ghraib. Oficialmente, por�m, a pol�cia n�o aponta seu envolvimento com nenhum grupo organizado.

Segundo o procurador da Rep�blica, Fran�ois Molins, os atiradores teriam afirmado "vingar o profeta" durante o atentado. O escrit�rio da revista, conhecida por seu tratamento irreverente a quest�es pol�ticas e figuras religiosas, j� havia sido alvo de um ataque a bomba no passado ap�s publicar uma caricatura do profeta Maom�, o que irritou os mu�ulmanos.

Quem s�o as v�timas?
Primeiramente foram divulgadas as identidades de quatro v�timas, que eram renomados cartunistas da publica��o: Georges Wolinski; Jean Cabut, o "Cabu"; Bernard Verlhac, conhecido como "Tignous", e o editor da publica��o, Stephane Charbonnier, conhecido como "Charb".

Mais tarde, o jornal "Le Monde" divulgou que entre as outras v�timas fatais est�o: Fr�d�ric Boisseau, um funcion�rio da Sodexo que trabalhava no pr�dio; Michel Renaud, convidado que visitava a reda��o; Bernard Maris, economista e vice-editor; Phillippe Honor�, tamb�m desenhista; Mustapha Ourad, revisor; e Elsa Cayat, psicanalista que escrevia uma coluna quinzenal para a revista.

Os dois policiais mortos foram Franck Brinsolaro, morto dentro da reda��o, e o agente Ahmed Merabet, que morreu j� na rua, durante a fuga dos atiradores.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir