Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-01-2015

Eike sai de mais um negócio, dessa vez da IMX
Mubadala é o novo controlador da empresa de entretenimento e esportes. Empresa foi criada em 2011, em parceria com a IMG Worldwide.
Eike sai de mais um negócio, dessa vez da IMX
Foto: g1.globo.com

O empresário Eike Batista abriu mão de mais uma das empresas que criou. A IMX, holding de negócios nos setores de esportes e entretenimento, anunciou nesta quinta-feira (8) que a Mubadala Development Company, empresa de investimento e desenvolvimento de Abu Dhabi, adquiriu a participação que o Grupo EBX detinha na companhia e se tornou o novo acionista majoritário.

O valor do negócio não foi revelado.

A IMX não informou se irá alterar o nome da empresa ou retirar o "X", a exemplo do que ocorreu com a MPX (atual Eneva) e Prumo (ex-LLX).

"Reiteramos que a mudança na participação acionária não afeta a programação dos eventos anunciados pela IMX, que continuará em sua jornada de sucesso na indústria de esportes e entretenimento em toda a América do Sul", disse a empresa, em comunicado.
Procurado pelo G1, o grupo EBX não comentou a saída de Eike do negócio.

O fundo Mubadala já adquiriu participação em projetos de mineração, mineação e petróleo do grupo EBX.

A IMX foi criada no final de 2011, resultado da parceria entre o grupo de Eike e a IMG
Worldwide.

A empresa detém participação na marca Rock in Rio, possui os direitos sobre o Cirque du Soleil no Brasil e é uma das integrantes do consórcio (com a Odebrecht e AEG) que venceu a disputa para administrar o estádio do Maracanã. Entre as propriedades detidas pela IMX ainda está o evento de tênis Rio Open, a Plataforma de Golfe (Brasil Champions, CBG Pro Tour e Aberto Brasil) e o Brasileiro 4x4 de Futevôlei.

Em 2012, a IMX chegou a criar uma divisão para a gestão de carreiras de atletas e chegou a assinar contratos com nomes como Neymar e Gabriel Medina. Mas a iniciativa não foi adiante.

Queda do império de Eike

De homem mais rico do Brasil e 8º mais rico do mundo, Eike Batista viu seu império ruir. A fortuna pessoal que em 2012 chegou a ser estimada em mais de US$ 34 bilhões foi reduzida, pelas contas do próprio empresário, a um patrimônio líquido negativo de US$ 1 bilhão.

O tombo veio a reboque da derrocada da petroleira OGX (atual OGPar), que criou um efeito dominó nas demais empresas do grupo EBX, obrigando o empresário a abrir mão do controle de várias empresas, a vender vários negócios e até mesmo a se desfazer de bens pessoais como aviões, iates e carros de luxo.

Eike enfrenta agora, além de cobranças de dívidas, denúncias de crimes contra o mercado financeiro, de lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e formação de quadrilha, além de processos administrativos na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
O empresário é réu em processo que está sendo julgado pela Justiça Federal do Rio de Janeiro e teve bloqueado todos os seus ativos financeiros no país.

Eike é acusado de manipulação ao vender ações sem antes informar os investidores sobre a situação negativa das empresas e de uso indevido de informação privilegiada ("insider trading"). Se condenado, a pena mínima pode chegar a seis anos de prisão.
Das 6 empresas "X" de capital aberto criadas por Eike, 3 delas já mudaram de nome e perderam o "X" na tentativa de se afastarem da imagem do fundador e 4 delas se encontram em processo de recuperação judicial para tentar evitar a falência e garantir a continuidade das operações.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir