Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-01-2015

Diretor do MI5 avisa: Al-Qaeda quer realizar mais atentados
Andrew Parker, diretor do MI5, alertou para a crescente amea�a de organiza��es terroristas e lobos solit�rios islamitas contra a Europa. Reconhecendo que as ag�ncias de servi�os secretos internacionais s�o incapazes de evitar todos os ataques a tempo, ped
Diretor do MI5 avisa: Al-Qaeda quer realizar mais atentados
Foto: dn.pt

"Mesmo que n�s e os nossos parceiros nos esforcemos ao m�ximo, todos sabemos que n�o podemos acreditar que conseguimos travar tudo", afirmou Parker num discurso que fez perante o Instituto dos Servi�os Unidos do Reino Unido. A �ltima vez que tinha feito um discurso p�blico foi em outubro de 2013.

principal amea�a, disse, s�o os radicais que foram lutar para a S�ria e que podem regressar a qualquer momento aos pa�ses de origem. E lembrou que a Al-Qaeada voltou a ser uma amea�a s�ria para a realiza��o de atentados na Europa. Os servi�os de seguran�a europeus estimam que haja pelo menos tr�s mil nacionais da Europa a combater nas fileiras do Estado Isl�mico (uma metamorfose da Al-Qaeda que domina vastas �reas do territ�rio da S�ria e e do Iraque).

"Ainda somos confrontados com planos complexos e ambiciosos que continuam a existir por parte da Al-Qaeda e seus imitadores: s�o tentativas de causar v�timas mortais em larga escala, atacando os sistemas de transportes ou alvos ic�nicos", sublinhou Andrew Parker, cujo discurso estava planeado antes do ataque terrorista ao jornal sat�rico "Charlie Hebdo". Este fez 12 mortos.

Terroristas inspirados na Al-Qaeda j� atacaram em Madrid, Espanha, a 11 de mar�o de 2004, explodindo comboios e um apartamento no bairro de Legan�s, fazendo 192 mortos. Em 2005, a 7 de julho, em Londres, mataram 52 pessoas em atentados no metro e num autocarro da capital brit�nica.

Os irm�os Kouachi, franceses de origem argelina, que ser�o os autores do ataque ao "Charlie-Hebdo" e est�o agora barricados junto ao aeroporto parisiense de Roissy-Charles de Gaulle, ter�o liga��es � Al-Qaeda no I�men. Nos �ltimos dias, referem os media franceses, multiplicaram-se as amea�as diretas � Fran�a nos f�runs de internet usados por jihadistas.

Fonte: dn.pt
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir