Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-01-2015

Desaparecido em cruzeiro é natural de Santos
Homem de 47 anos está desaparecido há três dias na altura de Abrolhos. Mãe e irmã de turista colaboram com inquérito; navio seguiu viagem pela BA.
Desaparecido em cruzeiro é natural de Santos
Foto: g1.globo.com

Paulo Roberto dos Santos, de 47 anos, que desapareceu ao sul do arquipélago de Abrolhos, no litoral sul da Bahia, durante cruzeiro que seguia de Búzios (RJ) para Salvador, mora na cidade de Santos, São Paulo. De acordo com a Polícia Federal (PF), que instaurou inquérito para investigar o caso, a vítima estava acompanhado de familiares no passeio, quando sumiu. O motivo ainda não está esclarecido. A mãe e a irmã do passageiro desembarcaram na capital e colaboram com as buscas.

O turista foi visto pela última vez na cabine do navio na quarta-feira (7). Segundo a PF, os familiares iniciaram as buscas pelos lugares em que a vítima costumava frequentar, mas não encontraram o homem. No mesmo dia em que o sumiço foi registrado, a PF informa que os seguranças da embarcação foram acionados e distribuíram fotos do desaparecido entre tripulantes, como também utilizaram sistema de som, mas não obtiveram sucesso nas buscas.
Ainda de acordo com PF, o navio já passou por perícia e um inquérito foi instaurado para apurar os fatos. Em nota, o órgão disse que " a princípio não há indícios que apontem que possa ter havido morte violenta". O inquérito será concluído em 30 dias, quando a PF afirma que irá se pronunciar sobre a conclusão das circunstâncias e fatos que envolveram o desparecimento de Paulo Roberto.

Por meio de nota, a empresa MSC Cruzeiros, responsável pelo navio, afirmou que a Marinha assumiu total controle nos esforços de busca e autorizou que o "MSC Preziosa", embarcação que levava a vítima, seguisse com itinerário previsto. Segundo o Comando do 2° Distrito Naval (Com2ºDN), as buscas pela vítima persistem na região de Abrolhos, mas ressalta que não indícios do desaparecido.
Início das buscas
As buscas são feitas pelo Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Leste (Salvamar Leste), que se deslocou de Salvador ainda na quarta-feira (7), quando a Marinha recebeu a informação sobre o sumiço. O Comando adiantou que a possibilidade é a de ele possa ter caído ao mar.

O trabalho de busca é feito pelo Navio-Patrulha (NPa) "Gravataí", que partiu da Base Naval de Aratu na quarta, e com uma aeronave P-3, da Força Aérea Brasileira, que decolou na quinta-feira da Base Aérea de Salvador.

Um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) foi instaurado com prazo de conclusao de até 90 dias. Mesmo com a situação, o navio seguiu viagem a Salvador e já seguiu para Ilhéus, segundo informa a gerência do Porto da capital baiana.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir