Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-01-2015

Brasileiro cria aplicativo para quem deseja avisar que está
O app permite que o seu usuário faça o check-in no local em que está quando acende o cigarro. O sistema apresenta gráficos da 'felicidade' da pessoa, com o histórico e a frequência de uso da maconha
Brasileiro cria aplicativo para quem deseja avisar que está
Foto: www.opovo.com.br

Um empreendedor brasileiro criou um aplicativo (app) para quem deseja informar que estão fumando maconha. Além disso, a ferramenta identifica quem está fazendo o mesmo, e qual o local.

O dono da ideia, João Paulo da Costa, 30, que criou o aplicativo Who is Happy, uma espécie de "Foursquare para maconha", afirma que o recurso "é entretenimento, algo engraçado".

O app permite que o seu usuário faça o check-in no local em que está, quando acende o cigarro. O sistema apresenta gráficos da "felicidade" da pessoa, com o histórico e a frequência de uso da droga.

De acordo com o empreendedor, o plano é "gamificar" dando selos aos locais de maior consumo.

Para o brasileiro, os Estados Unidos é o campo ideal para as ferramentas tecnológicas ligadas ao mercado da maconha, já que os americanos apresentam uma gradual legalização da droga.

De acordo com a Folha, os estados do Colorado e de Washington já permitem o uso, com a possibilidade de serem seguidos por Oregon e Alasca em 2016.

Com a oportunidade de crescimento, João já está de viagem marcada para o Vale do Silício, região dos EUA que concentra grandes negócios de tecnologia.

Para o brasileiro, "não existe bons projetos para o mercado de cannabis".

"A gente não pensa em ficar no Brasil, de maneira alguma. Por aqui é mais complicado, por causa das pessoas. Quando estava na Inglaterra e apresentava a ideia, o pessoal adorava, mas aqui as pessoas têm receio", afirma o empresário.

Experiência

Em 2013, João Paulo teve uma experiência com um aplicativo, também criado por ele, chamado de Pergunter, que permitia que seus usuários fizessem perguntas por meio de fotos e vídeos.

A ferramenta que chegou a participar do processo de negócios da aceleradora dinarmaquesa StartupBootcamp, não obteve sucesso.

A causa do fracasso do Pergunter foi porque Biz Stone, um dos fundadores do Twitter, criou um sistema praticamente igual, chamado Jelly.

De acordo com João, que já foi dono de selos de música e da TV Boteco, que criava DVDs, a criação do "concorrente" impossibilitou os investimentos.

Fututo do Who is Happy

Em relação ao Who is Happy, o brasileiro afirma que não sabe, ao certo, como vai gerar receita com a ferramenta, mas o foco será conseguir usuários.

Ele revela ainda que é um adepto da maconha, já que sofre de epilepsia e seus derivados têm sido usados, inclusive no Brasil, para tratamento da doença. O jovem empresário conclui que já usou maconha em países onde era legalizado

Fonte: www.opovo.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir