Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-01-2015

A beatificação de Zilda Arns
A cidade de Porto Príncipe, no Haiti, recebia em 12 de janeiro de 2010 a equipe Internacional da Pastoral da Criança com a liderança de Zilda Arns. O clero local estava reunido para a implantação da Pastoral da Criança no país. Naquele dia e horário, um t
A beatificação de Zilda Arns
Foto: www.jcnet.com.br

Mulher de coragem, símbolo dos direitos humanos, viveu para defender a infância. Cidadã honorária do Brasil, merecedora de muitos prêmios nacionais e internacionais, porém nenhum foi maior do que aquele dito pelo apóstolo Paulo: "Combati o bom combate, terminei minha carreira, guardei a fé, desde já me está reservada a coroa da justiça que me dará o Senhor, justo juiz naquele dia" (2T4,7).

Estudou medicina na Universidade Federal do Paraná, especializou-se em pediatria, saúde pública e sanitarismo. No ano de 1983, aceitou o convite a pedido da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para fundar a Pastoral da Criança. Abraçou o desafio, criou o lema: "Para que todas as crianças tenham vida, e a tenham em abundância" (Jo 10.10). No início daquela década, a infância brasileira vivia um grande flagelo: desnutrição seguida de mortalidade infantil. O índice era altíssimo, bem acima da média nacional. Logo os primeiros resultados apareceram, baixaram os índices, salvaram vidas com medidas simples: soro caseiro, aleitamento materno, vigilância nutricional e uma legião de anjos trabalhando, assim chamava Zilda seus voluntários.

Em Florestópolis, no Estado do Paraná, o primeiro projeto logo espalhou-se como uma rede de solidariedade em todo o Brasil. Invadiu fronteiras nacionais e internacionais, chegando a outros continentes, cuidando sempre de crianças e gestantes, construindo uma cultura de paz.

Atualmente, a Pastoral da Criança é um organismo de ação social, vinculada à Comissão Episcopal para o Serviços da Caridade da Justiça e da Paz e tem como objetivo a promoção do desenvolvimento integral da criança de 0 a 6 anos em seu ambiente familiar e em sua comunidade. O diferencial de Zilda Arns surge a partir da noção da importância da prevenção, trabalho esse realizado pelas líderes comunitárias, com orientação básica de saúde, nutrição, educação, fundamentada na mística cristã, que une fé e vida, que é sempre realizado nas visitas domiciliares mensais a crianças e gestantes.

O início do pedido de beatificação de Zilda Arns acontecerá hoje em Curitiba: uma celebração "Vida plena para todas as Crianças". O evento é uma homenagem ao quinto ano de seu falecimento e tem o objetivo de confirmar o compromissao com a causa da criança e registrar a entrega oficial da monção, que foi assinada por milhares de fiéis e voluntários, solicitando a abertura do processo de sua beatificação. São esperadas caravanas de todo o Brasil e países onde atua a pastoral. Uma multidão lotará o estádio, padres e bispos de várias dioceses irão concelebrar. Será um momento memorável.

A caminho para santificação, seu mérito maior foi criar a Pastoral da Criança e salvar vidas de crianças desde o ventre materno. Seu legado foi defender a vida que estava ameaçada pela doença, pobreza, falta de saneamento básico e políticas pública de saúde. Foi estar no Haiti para implantar a Pastoral da Criança e ir ao lado de milhares de haitianos necessitados empobrecidos e sempre motivada pelo Espírito Santo. Ir ao encontro do outro, principalmente os pequeninos. "Em verdade vos digo: todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes". (Mt25,40)

"O mundo não será melhor se ficar mais rico, mas se todas as pessoas crescerem em igualdade. "(Zilda Arns Neumam)

O autor é voluntário da Pastoral da Criança

Fonte: www.jcnet.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir