Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-01-2015

Menina com cerca de 10 anos faz-se explodir na Nigéria
O engenho artesanal transportado pela menor foi detonado num mercado e matou pelo menos 20 pessoas.
Menina com cerca de 10 anos faz-se explodir na Nigéria
Foto:

Pelo menos 20 pessoas morreram e 18 ficaram feridas quando uma bomba que uma menina de cerca de dez anos transportava explodiu num mercado na cidade de Maiduguri, na Nigéria, durante o controlo das entradas no local.

De acordo com as testemunhas da Cruz Vermelha e vigilantes no local, a explosão deu-se sábado por volta das 12h40, menos uma hora em Lisboa, quando o mercado estava apinhado de pessoas.

O atentado não foi reivindicado, mas os militantes do grupo terrorista Boko Haram têm usado frequentemente mulheres e meninas na sua luta pela instauração de um Estado islâmico na maior economia africana, que já dura há seis anos.

"A rapariga tinha mais ou menos dez anos e duvido muito que ela soubesse o que trazia amarrado ao corpo", disse à AFP o vigilante civil Ashiru Mustapha, que explicou que o engenho explodiu quando os vigilantes procediam ao controlo das entradas no mercado.

"O detetor de metais assinalou a presença de qualquer coisa quando a menina foi revistada, mas infelizmente a explosão deu-se antes que ela pudesse ser isolada", acrescentou a testemunha no local, considerando ter "quase a certeza de que a bomba foi detonada através de um controlo remoto".

O Boko Haram lançou o primeiro ataque com bombistas suicidas femininas em junho do ano passado, e desde então têm sido frequentes estas iniciativas, que incluem quatro ataques numa só semana na cidade de Kano.

Em julho, relembra a AFP, uma rapariga de dez anos foi encontrada em Katsina com um colete suicida vestido, o que leva crer de que estas meninas são obrigadas a ser bombas humanas em vez de o fazerem por motivações ideológicas.

Fonte: expresso.sapo.pt
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir