Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-01-2015

EUA confirmam que Cuba libertou lista com 53 prisioneiros
O governo americano confirmou nesta segunda-feira que Cuba libertou todos os 53 presos pol�ticos que tinha prometido soltar, em uma medida que faz parte do acordo com os Estados Unidos para normalizar as rela��es entre os dois pa�ses.
EUA confirmam que Cuba libertou lista com 53 prisioneiros
Foto: noticias.terra

Uma fonte do governo americano confirmou � Ag�ncia Efe que o Executivo cubano informou sobre a libera��o de todos os presos pol�ticos. O Escrit�rio de Interesses dos Estados Unidos em Havana verificou as liberta��es.

"Damos boas-vindas a esse passo positivo e aplaudimos a decis�o do governo cubano de cumprir esse compromisso", indicou a fonte.

"Esse presos pol�ticos tinham sido detidos por exercer liberdades protegidas internacionalmente, ou por promover reformas sociais e pol�ticas em Cuba, segundo assinalaram organiza��es humanit�rias", acrescentou.

Grupos dissidentes cubanos tinham afirmado na semana passada que o regime castrista tinha soltado 38 presos pol�ticos.

As liberta��es eram o requisito que os Estados Unidos esperavam para avan�ar na normaliza��o das rela��es entre o pa�s e Cuba, ap�s mais de cinco d�cadas de congelamento diplom�tico e embargo comercial.

A fonte americana detalhou � Efe que durante as discretas discuss�es sobre o restabelecimento de rela��es com Cuba, os EUA comunicaram ao regime castrista o nome dos presos detidos por assuntos relacionados com atividades pol�ticas. A lista, contudo, n�o foi divulgada.

"O governo cubano tomou a decis�o soberana de libertar esses indiv�duos como j� indicou (o presidente) Ra�l Castro em seu discurso no dia 17 de dezembro", explicou a fonte.
O acordo permitiu, no primeiro momento, a liberta��o do prestador de servi�os americano Alan Gross, condenado em Cuba por atividades subversivas. Em compensa��o, os Estados Unidos soltaram tr�s espi�es cubanos, do Grupo dos Cinco, que ainda estavam presos no pa�s.



Fonte: noticias.terra
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir