Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-01-2015

240 toneladas de lixo foram recolhidas em mutirão contra den
Nesta segunda-feira (12) começaram os trabalhos finais desta etapa, que vai até quarta-feira (14)
240 toneladas de lixo foram recolhidas em mutirão contra den
Foto: 180graus.com

As equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) encerram nessa semana, a série de mutirões de combate a dengue e a Chikungunya que estão percorrendo a capital desde o início do mês de dezembro. Até o momento já foram visitados 18 bairros da cidade e coletadas cerca 240 toneladas de lixo.

Nesta segunda-feira (12/01) começaram os trabalhos finais desta etapa, que vai até quarta-feira (14/01), percorrendo os bairros Lourival Parente, Distrito Industrial e Brasilar.

A ação conjunta entre a FMS e as SDUs é dividida em duas frentes. Enquanto as equipes de limpeza das superintendências fazem a capina dos terrenos baldios e a coleta de lixo, a equipe da Fundação Municipal de Saúde faz o trabalho educativo. "Montamos uma barraca num ponto central do bairro e de lá saímos para a conversa corpo a corpo com os moradores. Distribuímos material informativo e reforçamos os cuidados para combater o mosquito transmissor" informa a Diretora de Vigilância em Saúde, Amariles Borba.

Para o mutirão a população é convocada previamente a fazer a limpeza das casas e quintais e colocar o lixo nas calçadas, onde os caminhões fazem a coleta do material descartado. Para isso, os agentes comunitários de saúde distribuíram cerca de 80 mil sacos nas comunidades.

"É indispensável a ajuda de todos para minimizar os riscos da dengue e da chikungunya. Estamos no início do período chuvoso e atenção deve ser redobrada", alerta o presidente interino da FMS, Francisco Pádua.

A febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti e também pelo Aedes Albopictus. Os sintomas da doença são febre alta, dor muscular, dor de cabeça e forte dor nas articulações.

As medidas preventivas são as mesmas para o controle da dengue, ou seja, verificar se a caixa d água está bem fechada; não acumular vasilhames no quintal; verificar se as calhas não estão entupidas; e colocar areia nos pratos dos vasos de planta, entre outras iniciativas deste tipo.

Fonte: 180graus.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir