Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-01-2015

Papa inicia primeira viagem internacional de 2015
O papa Francisco come�ar� nesta segunda-feira (12) sua primeira viagem internacional de 2015, com destino ao Sri Lanka e �s Filipinas, onde � aguardado por milhares de fi�is. A visita � �sia, a segunda de seu pontificado, depois da ida � Coreia do Sul no
Papa inicia primeira viagem internacional de 2015
Foto: jb.com

Horas antes da partida de Francisco em um avi�o Airbus A330 da companhia Alitalia, a pol�cia italiana informou que o Vaticano estaria em alerta contra amea�as � seguran�a do Papa. De acordo com fontes do servi�o de intelig�ncia da It�lia ouvidas pela ANSA, o Vaticano � um "poss�vel" alvo de jihadistas isl�micos.

A Divis�o de Investiga��o Geral e de Opera��es Especiais (Digos, na sigla em italiano), afirmou, no entanto, que "n�o h�, at� o momento, nenhum risco concreto". E o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, negou que a Santa S� tenha "recebido relat�rios de outros pa�ses" sobre um poss�vel ataque terrorista.

De acordo com o cronograma oficial, os compromissos de Francisco no Sri Lanka come�ar�o amanh�, na cidade de Colombo. Cerca de 25 mil policiais estar�o envolvidos na seguran�a do Papa durante os tr�s dias que ele ficar� no pa�s. O esquema maior de vigil�ncia ser� colocado em pr�tica na quarta-feira, quando Jorge Mario Bergoglio celebrar� uma missa para at� um milh�o de pessoas. Na ocasi�o, ser� canonizado o beato Jos� Vaz.

Al�m dos ataques terroristas, as autoridades temem atos de viol�ncia com motiva��es pol�ticas, j� que o ex-presidente Mahinda Rajapaksa protagonizou uma derrota nas urnas h� menos de uma semana. Nos �ltimos anos, a maioria budista tem sido mais agressiva com a minorit�ria popula��o mu�ulmana do Sri Lanka. Apenas 7% dos cidad�os do pa�s s�o cat�licos. Em seguida, o Papa continuar� sua viagem pelas Filipinas, onde ficar� por quatro dias. Com 80% da popula��o sendo cat�lica e dezenas de compromissos oficiais, os agentes de seguran�a resolveram proclamar estado "m�ximo de alerta" a Francisco.

O presidente filipino, Benigno Aquino, colocou � disposi��o um servi�o de seguran�a com 25 mil policiais e sete mil militares, al�m de um contingente de seis mil reservistas. O alerta inclui at� as atividades a�reas. Durante os dias em que Francisco decolar� ou aterrissar� de Manila, ou visitar� a cidade de Tacloban, destru�da pelo ciclone Haiyan, ser�o cancelados 160 voos internos e externos.

O evento mais perigoso � a missa no parque Rizal, na capital das Filipinas, no pr�ximo domingo, com seis milh�es de pessoas. Mesmo com todo o aparato, Francisco renunciou ao uso do "papam�vel" (carro blindado para apari��es ao p�blico), como tem feito em todas suas viagens apost�licas ao exterior. Os precedentes de viagens papais �s Filipinas, no entanto, n�o s�o animadores. Em 1995, as autoridades mudaram repentinamente o cronograma do papa Jo�o Paulo II para que ele se locomovesse de helic�ptero, em vez de carro. Em 1970, Paulo VI sobreviveu a um esfaqueamento no aeroporto.

No sul do arquip�lago, onde se concentra a comunidade mu�ulmana, operam diversos grupos de rebeldes isl�micos que nos �ltimos anos t�m feito milhares de v�timas em suas lutas separatistas. Francisco dever� retornar ao Vaticano apenas no dia 19 de janeiro.

Fonte: jb.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir