Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-01-2015

Cantareira pode secar em julho, prevê centro de monitorament
O Sistema Cantareira, responsável por abastecer 6,5 milhões de pessoas na Grande São Paulo, pode secar em julho, caso o consumo de água na Região Metropolitana continue o mesmo e a chuva mantenha o ritmo observado nos últimos meses. A projeção foi feita p
Cantareira pode secar em julho, prevê centro de monitorament
Foto: www.msn.com

Segundo a pesquisadora Luz Adriana Cuartas, hidróloga do Cemaden, foram levados em conta cenários com diferentes quantidades de chuva. Uma dessas situações prevê 10% da média histórica de chuva. Nesse caso, o Cantareira poderia secar em março. Se as precipitações ficarem dentro da média, um dos dois volumes mortos seria recuperado até abril, e água acabaria em junho.

Caso as tempestades fiquem dentro do que foi registrado nos últimos três meses, os reservatórios aguentarão até julho. Entre 1º de outubro e 31 de dezembro choveu cerca de 67% da média histórica na região do Cantareira. Segundo Luz, essas previsões levam em conta que a vazão dos reservatórios continuará a mesma.

A Sabesp trabalha para reduzir a quantidade de água retirada das represas que formam o Cantareira ao longo dos próximos meses e já fala na utilização de um terceiro volume morto — uma reserva de 41 milhões de litros de água que precisa de bombas para ser incluída na rede de distribuição.

Embora o governo paulista tenha passado a reconhecer a gravidade da situação anteontem, pelo menos um ano após o início da crise, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou ontem que suas declarações sobre São Paulo estar vivendo um racionamento foram "mal interpretadas".

— O que é racionamento? É você fechar o registro — disse o governador, que afirmou estar fazendo esforço para evitar o racionamento:

— Claro que sim. Na realidade, o que estamos fazendo permanentemente? Nós estamos evitando o racionamento.

Fonte: www.msn.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir