Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-01-2015

Taxa média de juros de financiamento imobiliário está acima
Taxa média cobrada pelos bancos foi de 9,23% em novembro, aponta BC. Aumento da taxa de juros tem acompanhado elevação da Selic.
Taxa média de juros de financiamento imobiliário está acima
Foto: www.maratimba.com

A taxa média de juros para financiamento imobiliário cobradas pelos bancos estão acima 9%, segundo último relatório do Banco Central sobre operações de crédito, com dados de novembro de 2014.

O juro para financiamento de imóveis tem mostrado tendência de alta no país e tem acompanhado a elevação da taxa básica da economia - a Selic - cujo alta foi acelerada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) em dezembro, quando a taxa avançou de 11,25% para 11,75% ao ano.
Segundo o BC, a taxa média de juros das operações de crédito para financiamento imobiliário ficou em 9,23% ao ano, em novembro de 2014, ante taxa média de 8,84% registrada no mesmo mês de 2013.
Em novembro, as taxas cobradas pelos bancos variaram de 6,10% ao ano a 19,13% ao ano, de acordo com as informações passadas pelas próprias instituições financeiras ao Banco Central.

Financiamento imobiliário em alta
De janeiro a novembro de 2014, foram destinados R$ 102,2 bilhões à aquisição e construção de imóveis, valor 3,4% superior ao volume de igual período do ano passado, segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). Em 2013, os financiamentos imobiliários no país com recursos das cadernetas de poupança atingiram volume recorde de R$ 109,2 bilhões.

As taxas variam conforme os diferentes tipos de financiamentos imobiliários. Aqueles realizados pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH) costumam ter as taxas mais baixas, já que são regulados pelo governo e utilizam recursos da caderneta de poupança e do FGTS. O nível e tempo de relacionamento com o banco, valor do imóvel, bem como o perfil e renda do consumidor também costumam influenciar diretamente os juros cobrados.

As taxas médias informadas pelos bancos pode ser consultada na página do Banco Central.
Confira a seguir as taxas de juros pós-fixados cobradas pelos bancos em novembro:
Dentro do SFH, com taxas reguladas corrigidas pela TR (pós-fixada)

Banco do Brasil - 6,1% ao ano
Caixa Econômica Federal - 7,32% ao ano
Banco de Brasília - 7,89% ao ano
Citibank - 8,13% ao ano
Banco Banestes - 8,27% ano
HSBC - 8,7% ao ano
Bradesco - 8,71% ao ano
APE Popex - 8,81% ao ano
Banco do Estado do Rio Grande do Sul - 8,84% ao ano
Santander - 8,89% ao ano

Dentro do SFH, com taxas reguladas pré-fixadas
Caixa Econômica Federal - 11,48%
Banco do Brasil - 12,1%
Santander - 12,31%

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir