Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-01-2015

Há distúrbios muito comuns que podem antecipar Alzheimer
Segundo um estudo, a depressão, a ansiedade e a agitação podem ser sinais de Alzheimer e surgir muito antes da perda de memória, um dos sintomas mais comuns.
Há distúrbios muito comuns que podem antecipar Alzheimer
Foto:

A pesquisa, realizada pela Universidade de Washington e publicada na Neurology, analisou quase 2500 pessoas e vai mais longe do que pesquisas anteriores (segundo as quais nove em cada dez doentes com Alzheimer apresentaram outros sintomas além da perda de memória). Esses sintomas podem mesmo chegar antes dos esquecimentos.

Os problemas de memória são, por regra, um dos sinais que suscitam maiores dúvidas nos pacientes e nos próprios familiares que temem Alzheimer.

No entanto, há outros distúrbios e alterações comportamentais muito comuns, desde depressão, ansiedade, ou até agitação, que podem ser um sinal da doença.

Um estudo – realizado pela Universidade de Washington e publicado na revista científica Neurology, da Academia Americana de Neurologia – avaliou quase 2500 pessoas.

E os resultados são esclarecedores, segundo realça Catherine Roe, investigadora da da Universidade de Washington, uma das autoras do estudo.

"Pesquisas anteriores já tinham demonstrado que cerca de 90 por cento das pessoas com Alzheimer apresentaram sintomas comportamentais e psicológicos, como depressão, ansiedade e agitação. Este nosso estudo prova que esses sintomas podem chegar antes da perda de memória", realça Catherine Roe.

O estudo consistiu no acompanhamento de 2416 pessoas com pelo menos 50 anos e sem qualquer tipo de nenhum doença do foro cognitivo. Dessas, 1198 não apresentaram problemas. Os investigadores fizeram posteriormente uma comparação com informações relativas a 1218 doentes com Alzheimer.

As pessoas que desenvolveram esta demência durante a realização do estudo apresentaram antes outros sintomas muito mais cedo do que as pessoas que nunca vieram a sofrer Alzheimer. Entre esses sintomas estão a apatia, irritabilidade, mudanças no apetite e a depressão.

Fonte: www.ptjornal.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir