Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-01-2015

Jovem se inspira em redação do miojo e tira boa nota no Enem
Francinaldo Guedes é estudante do 3º ano do Ensino Médio em Aguiar, na Paraíba, e prestou o último Enem.
Jovem se inspira em redação do miojo e tira boa nota no Enem
Foto: exame.abril.com.br

Quando as notas foram divulgadas, na última terça-feira (13), o jovem teve uma surpresa: tirou 600 na redação em que imaginava ter tirado zero.

O tema da redação era publicidade infantil e na última frase do terceiro parágrafo de sua redação, o garoto afirma ter escrito: "Tem essa finalidade esses tipos de comerciais porque hoje é meu níver."

Em entrevista ao jornal O Globo, Francinaldo explicou que fez isso porque queria testar o Enem. "Vi que um aluno colocou a receita de miojo e aí queria testar como era", disse.

Em 2013, O Globo convidou estudantes a mandar suas redações do Enem 2012 para o jornal, com os devidos comprovantes de nota. Em um dos casos, um rapaz colocou uma receita de miojo em meio ao texto sobre imigração no Brasil no século 21.

"Para não ficar muito cansativo, vou agora ensinar a fazer um belo miojo", anuncia no início do terceiro parágrafo, descrevendo a partir daí a famosa receita de três minutos. Neste caso, o candidato obteve 560 pontos dos 1000 possíveis.

Francinaldo publicou em sua conta no Facebook tanto o rascunho de sua redação, quanto suas notas no exame.

No entanto, é preciso esperar a divulgação da prova que foi entregue aos corretores - que será divulgada pelo MEC até o final de março - para saber se, de fato, o jovem realmente escreveu a frase sem sentido.

Se for confirmada, a nota de Francinaldo deveria ter sido anulada. Segundo o edital do Enem 2014, receberia nota zero redação que apresentasse parte do texto "deliberadamente desconectada com o tema proposto".

Mais de meio milhão de estudantes que prestaram o exame tiveram suas redações anuladas, segundo dados do Ministério da Educação. Destes, 3.262 tiraram zero por ter no texto uma parte desconectada do tema proposto.

Fonte: exame.abril.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir