Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-01-2015

Imagens de satélite revelam devastação provocada pelo Boko
Imagens de satélite revelam como um ataque de proporções catastróficas quase limpou a cidade de Doron Baga do mapa.
Imagens de satélite revelam devastação provocada pelo Boko
Foto: visao.sapo.pt

A organização terrorista islâmica, Boko Haram, que tem espalhado o terror em África nas últimas semanas, pôs em prática o seu "maior e mais destrutivo" ataque de toda a sua campanha ao destruir milhares de casas em duas cidades nigerianas, segundo conta a Amnistia Internacional.
Estas novas imagens de satélite revelam as proporções da devastação nas duas cidades vizinhas de Baga e Doron Baga, depois de terem sido ocupadas pelos rebeldes islâmicos na última quarta-feira.
A Amnistia calcula que 3,700 casas e outros edifícios foram destruídos nas duas cidades. Doron Baga foi quase apagada do mapa.
"Estas detalhadas imagens de satélite mostram a devastação de proporções catastróficas em duas cidades, uma delas foi quase apagada do mapa em apenas quatro dias," afirmou Daniel Eyre, responsável pela Nigéria na Amnistia."De todos os ataques de Boko Haram, analisados pela Amnistia Internacional, este é o maior e o mais destrutivo de todos. Representa um ataque deliberado a civis cujas casas, clínicas e escolas estão, agora, em ruínas."
O ministro da defesa da Nigéria revelou que 150 pessoas morreram na ocupação destas cidades por parte de Boko Haram. No entanto, Daniel Eyre contraria esta afirmação referindo que "estas imagens, juntamente com as histórias daqueles que sobreviveram ao ataque, sugerem que o número final de mortos é muito maior." De referir, também, que o Presidente nigeriano ainda não prestou qualquer declaração sobre estes acontecimentos.
A Amnistia calcula que a organização Boko Haram matou, pelo menos, quatro mil civis em 2014, sendo que centenas de milhares de pessoas foram forçadas a fugir para o norte da Nigéria. Calcula-se também que os rebeldes controlem, neste momento, cerca de 32000 km de território em redor dos estados vizinhos de Borno e Yobe.


Fonte: visao.sapo.pt
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir