Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-01-2015

"Um milagre ainda pode acontecer", diz amigo de brasileiro
Amigo desde a adolesc�ncia do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, preso desde 2003 na Indon�sia por tr�fico de drogas, que dever ser executado por fuzilamento neste fim de semana, o fotojornalista Nelson Veiga, de 59 anos, acredita que a

Foto: noticias.terra.com


Archer trabalhava como instrutor de voo livre e foi preso em agosto de 2003, quando tentou entrar na Indon�sia, pelo aeroporto de Jacarta, com 13,4 quilos de coca�na escondidos em uma asa-delta desmontada em sete bagagens. Ele conseguiu fugir do aeroporto, mas foi localizado ap�s duas semanas, na ilha de Sumbawa. Archer confessou o crime e disse que recebeu US$ 10 mil para transportar a coca�na de Lima, no Peru, at� Jacarta. No ano seguinte, ele foi condenado � morte.

Amigos de Archer criaram uma p�gina no Facebook chamada Free Curumim (Libertem Curumim) para tentar salvar a vida do carioca. Veiga explica que curumim � uma refer�ncia ao apelido de Archer por ser o mais novo da turma de amigos que frequentava as praias de Copacabana e Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro.

Segundo Veiga, os integrantes do grupo v�m se mobilizando para enviar mensagens para o presidente indon�sio Joko Widodo pedindo clem�ncia para Archer. "Nossa luta � para que ele n�o seja executado. Ele errou e ele mesmo reconheceu o erro", disse ao acrescentar que o governo brasileiro poderia ter sido mais atuante.

O cineasta Marcos Prado, que prepara um document�rio sobre o caso do brasileiro, falou por telefone com Archer na ter�a-feira (13) e gravou a liga��o. Prado postou ontem (15) o depoimento de Archer no YouTube.

"Meu segundo pedido de clem�ncia foi negado. Eu me encontro no corredor da morte. Meu nome est� na lista desses 12 primeiros que ser�o executados. � um momento muito dif�cil para mim. Estou sofrendo. Sei que eu errei. Pe�o �s autoridades do Brasil que zelem pelo meu caso. Eu mere�o mais uma chance. Meu sonho � sair daqui e voltar para o Brasil. Quero pedir perd�o para toda a minha na��o e mostrar para os jovens que a droga s� leva a dois caminhos: a pris�o ou a morte. Sou uma pessoa esperan�osa e acredito mais uma vez que minha estrela vai brilhar. Eu vou lutar at� o fim. A minha vida n�o pode acabar dessa maneira", disse Archer, no depoimento.

Em conversa por telefone, Dilma Rousseff fez, na manh� de hoje, um apelo ao presidente da Indon�sia em favor dos brasileiros Marco Archer e Rodrigo Gularte, condenado pelo mesmo crime. Widodo respondeu que n�o poderia atender ao apelo de Dilma, apesar de compreender a preocupa��o dela com os cidad�os brasileiros.

O presidente indon�sio destacou que todos os tr�mites jur�dicos foram seguidos conforme as leis do pa�s e que os brasileiros tiveram garantido o devido processo legal. As informa��es est�o em nota divulgada pela Secretaria de Imprensa da Presid�ncia da Rep�blica.

Organiza��es de direitos humanos como Anistia Internacional e Human Rights Watch tamb�m apelaram ao governo indon�sio para evitar a execu��o, mas tiveram os pedidos negados.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir