Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-01-2015

Em visita ao CE, Eduardo Cunha eleva tom das críticas contra
O candidato do PMDB à Presidência da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, acusou o rival Arlindo Chinaglia (PT) de ser "submisso ao Governo", "tentar denegrir (opositores)" e "colocar voto na boca das pessoas"
Em visita ao CE, Eduardo Cunha eleva tom das críticas contra
Foto: www.opovo.com.br

A menos de 15 dias da votação para a nova Presidência da Câmara, o candidato do PMDB, deputado Eduardo Cunha (RJ), subiu o tom das críticas ao principal adversário, o petista Arlindo Chinaglia, durante encontro, ontem, com parlamentares cearenses, em Fortaleza. Cunha acusou Chinaglia de ser "submisso ao Governo", "tentar denegrir (opositores)" e "colocar voto na boca das pessoas". Ele também voltou a insinuar envolvimento do petista com suposto vazamento de denúncias que o acusam de envolvimento com a Operação Lava Jato.

Na última terça-feira, Chinaglia esteve em Fortaleza, em reunião com o governador Camilo Santana (PT) e parlamentares. Com a saída do presidente Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), disputam o cargo, Chinaglia, Cunha e o deputado Júlio Delgado (PSB-MG). A votação acontece em 1° de fevereiro. Nos últimos anos, PT e PMDB se revezaram na Presidência. "Era um processo de hegemonia eleitoral, início de aliança. PT e PMDB eram muito maiores. Nesse momento, as circunstâncias são completamente diferentes", disse Cunha. Para o candidato, o poder no Legislativo está pulverizado. "A Casa não vai aceitar a hegemonia de quem está no comando do Poder Executivo também estar no comando do Poder Legislativo", disse sobre o PT.


O vínculo de outros tempos com o PT de Chinaglia arrefeceu. Cunha diz se arrepender de ter feito campanha pela candidatura do petista, que foi presidente da Câmara entre 2007 e 2009. O peemedebista listou dois motivos pelos quais "errou" em apoiar Chinaglia: por ele ter sido "submisso ao Palácio do Planalto" e por tratar bem as pessoas enquanto precisa de voto, mas depois "usar a tática de denegrir".


Cunha voltou a chamar de "alopragem" as denúncias de que teria recebido propina do doleiro Alberto Yousseff dentro do esquema apurado da Operação Lava Jato. "Não vou descer ao nível do Chinaglia nos ataques pessoais até porque ele quer se inserir no jogo porque está muito distante desse jogo", alfinetou.


O deputado instigou o adversário a responder se colocará em votação projetos como o decreto legislativo que revoga os conselhos populares, o orçamento impositivo, e a regulamentação da mídia. "Não adianta ele dizer que vai andar com a cabeça erguida se baixa o tronco", disse Cunha.


Em Fortaleza, Chinaglia afirmou que tem voto de 16 dos 22 deputados federais do Ceará. A conta não bate com a apontada pelo PMDB, ontem, que, segundo o deputado Danilo Forte, já teria 13 apoiadores para Cunha. "Eu não coloco voto na boca dos outros porque geralmente quem coloca não os tem", disse o candidato do PMDB.



Saiba mais


O PR ainda não definiu apoio aos candidatos à Câmara. No Ceará, Cunha teve voto declarado dos deputados Cabo Sabino e Gorete Pereira . Estavam presentes ontem Ronaldo Martins (PRB), Cabo Sabino (PR), Mauro Benevides , Mário Feitoza, Danilo Forte,Vitor Valim - todos do PMDB - Moses Rodrigues (PPS), Genecias Noronha (SD), Arnon Bezerra (PTB) e Gomes de Matos (PSB).


Cunha se compromete, sendo eleito, a por em pauta a reforma política e disse que se ela não foi apreciada na última legislatura "foi culpa do PT". O senador Eunício Oliveira não compareceu ao evento devido a viagem ao Exterior. Ele não retornou a tempo das reuniões.

Fonte: www.opovo.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir