Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-01-2015

Brasil não atinge a última meta de vacinação contra a pólio
Vacina contra o HPV também tem baixa procura nos postos. Ela protege as meninas contra o câncer do colo do útero.
Brasil não atinge a última meta de vacinação contra a pólio
Foto: g1.globo.com

O Brasil não atingiu a última meta de vacinação contra a pólio e o sarampo. A procura pequena pelas vacinas também compromete a prevenção contra o HPV.
Só a região Sul atingiu a meta do governo federal de vacinar 95% das crianças menores de cinco anos contra a pólio. Mais de 800 mil não tomaram a dose na última campanha que terminou em dezembro. Contra sarampo, o índice foi ainda pior e a meta não foi alcançada em nenhuma região brasileira.
"É muito importante que cada município analise seus dados e reverta essa situação, porque é inaceitável que ele não consiga vacinar todas as suas crianças", afirma o secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde Jarbas Barbosa.
A vacina contra o HPV também tem baixa procura nos postos. Ela protege as meninas contra o câncer do colo do útero, considerada a quarta principal causa de morte por câncer entre as mulheres no Brasil.
A vacina é de graça para as meninas que têm entre 11 e 13 anos. A procura pela primeira dose foi ótima: 99% das adolescentes foram vacinadas. Mas até agora, apenas 55% voltaram para tomar a segunda.
"É só uma picada como picada de formiga. Dói, mas pelo menos você vai estar protegida contra as doenças", diz uma menina.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir