Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-01-2015

Secretário de Alckmin critica jornal francês Charlie Hebdo
Para Aloisio de Toledo Cesar, ao provocar muçulmanos, cartunistas fizeram "mau uso da liberdade de expressão"
Secretário de Alckmin critica jornal francês Charlie Hebdo
Foto: www.opovo.com.br

O novo secretário de Justiça de São Paulo, Aloisio de Toledo Cesar, criticou ontem os cartunistas do jornal satírico francês Charlie Hebdo e avaliou que eles fizeram "mau uso da liberdade de expressão".


Em edição histórica, publicada na semana passada, o periódico divulgou na capa uma caricatura do profeta Maomé chorando e segurando um cartaz em que se lê "Je suis Charlie" (Eu sou Charlie), teor considerado provocativo por líderes islâmicos.


A frase virou símbolo de defesa à liberdade de expressão na França após o ataque terrorista na sede da publicação, na última quarta-feira (7), que matou doze pessoas, entre elas cinco cartunistas.


"Não posso deixar de externar minha mais profunda indignação ao mau uso da liberdade de expressão dos cartunistas franceses, que já provocaram mortes e insistem em dar chicotadas nos muçulmanos, desafiando-os e quem sabe até dando risadas disso", escreveu o secretário em seu Facebook.


Para o também desembargador, ao publicar novas charges, os cartunistas franceses negam o direito do homem de poder escolher livremente a sua religião.


Segundo ele, "humilhar provocativamente os muçulmanos equivale a instigá-los e a desafiá-los". "Essa torpe atitude soa quase como uma declaração de guerra."


O secretário de Alckmin disse ainda ser solidário aos muçulmanos que condenam a violência. "Posso dizer, inconformado com o mau uso da liberdade de expressão pelos franceses referidos, que eu também sou Maomé."


O que pensa o papa

Na semana passada, o papa Francisco afirmou que a liberdade de expressão tem seus limites e que ela não pode provocar ou ofender a religião. A declaração foi criticada por defensores do jornal satírico. (das agências de notícias)

Fonte: www.opovo.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir