Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-01-2015

Metade da riqueza mundial vai pertencer aos 1% mais ricos
Relat�rio da Oxfam divulgado a poucos dias do arranque do F�rum de Davos lembra que o fosso entre pobres e ricos est� a acentuar-se.
Metade da riqueza mundial vai pertencer aos 1% mais ricos
Foto: publico.pt

Em 2016, 49,27% da riqueza mundial estar� nas m�os de apenas 1% da popula��o, avan�a um relat�rio da organiza��o humanit�ria Oxfam, divulgado nesta segunda-feira, a dois dias do F�rum Econ�mico Mundial de Davos.

A brit�nica Oxfam faz as contas todos os anos e projecta a evolu��o da distribui��o da riqueza com base nos dados da lista anual de bilion�rios da revista Forbes e de um estudo do Credit Suisse. Com os n�meros da m�o, a Oxfam vai exigir em Davos ac��es urgentes para diminuir a desigualdade de rendimentos.

No relat�rio Wealth: Having It All and Wanting More (Riqueza: Ter tudo e querer mais, numa tradu��o livre), elaborado por Deborah Hardoon, l�-se que os 1% mais ricos t�m conseguido aumentar o seu peso na riqueza global de 44% em 2009 para 48% em 2014. As projec��es apontam que, em 2016, os bilion�rios ter�o perto de 50% do bolo. E em 2020 poder�o mesmo representar 54,32% da riqueza.

Os membros desta "elite global tinham uma fortuna m�dia de 2,7 milh�es de d�lares (2,3 milh�es de euros) em 2014, por adulto", aponta a Oxfam, no comunicado agora divulgado no seu site oficial.

Winnie Byanyima, director-executivo da Oxfam, vai sentar-se na confer�ncia de Davos para defender que "a explos�o da desigualdade est� a atrasar a luta contra a pobreza no mundo, numa altura em que uma em cada nove pessoas n�o t�m o suficiente para comer e mais de mil milh�es de pessoas ainda vivem com menos de 1,25 d�lares (pouco mais de um euro) por dia". "Queremos mesmo viver num mundo onde 1% da popula��o tem mais do que todo o resto? A escala da desigualdade mundial � assombrosa", comentou.

No documento, a Oxfam lembra que a riqueza passa de gera��o em gera��o e acusa as elites de mobilizarem os seus vastos recursos para garantir que as regras favorecem os seus interesses. "Mais de um ter�o dos 1645 bilion�rios listados pela Forbes herda toda ou uma parte da sua fortuna", sublinha.

Cerca de 20% dos bilion�rios t�m interesses no sector financeiro ou segurador, grupo que viu a sua riqueza crescer 11% em 12 meses. "Estes sectores gastaram 550 milh�es de d�lares [476 milh�es de euros] em lobby em Washington e em Bruxelas em 2013. S� em 2012, durante o c�rculo eleitoral dos Estados Unidos, o sector financeiro contribuiu com 571 milh�es de d�lares para as campanhas", escreve a organiza��o.

Recorde-se que, em 2014, Bill Gates, Carlos Slim e fam�lia, Amancio Ortega e Warren Buffet encabe�aram (por esta ordem) a lista dos mais ricos, elaborada pela revista norte-americana.

O F�rum Econ�mico Mundial, em Davos, na Su��a, come�a quarta-feira, dia 21, e termina s�bado. A amea�a do terrorismo, as tens�es geopol�ticas, o desemprego, o abastecimento de �gua ou a propaga��o de doen�as infecciosas s�o alguns dos temas em discuss�o. Espera-se a presen�a de mais de 40 chefes de Estado, l�deres econ�micos e financeiros, num total de 2500 participantes. Ant�nio Pires de Lima, ministro da Economia, tamb�m vai estar em Davos num encontro com investidores para atrair investimento para Portugal.

Fonte: publico.pt
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir