Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-01-2015

Vários mortos e 60 sequestrados em novo ataque do Boko Haram
Várias pessoas foram mortas e pelo menos 60 sequestradas hoje, no extremo norte dos Camarões, num ataque do grupo islâmico nigeriano Boko Haram, revelou fonte policial à Agência France Presse.
Vários mortos e 60 sequestrados em novo ataque do Boko Haram
Foto: diariodigital.sapo.pt

"Combatentes do Boko Haram atacaram esta manhã duas aldeias na zona de Tourou, distrito de Mokolo. Após incendiarem tudo o que puderam, partiram com 60 pessoas, na sua maioria mulheres e crianças", relatou um agente das autoridades à AFP, acrescentando que "o ataque causou mortos", sem precisar quantos.
Este é o maior sequestro levado a cabo na região pelos insurgentes islâmicos nigerianos, cujas incursões na área têm sido recorrentes ao longo de vários meses.
Muitos habitantes da região fugiram mais para o interior, procurando proteger-se dos ataques, sendo que o de hoje surge na sequência da informação de que o Chade ia enviar tropas para os Camarões para ajudar a combater o Boko Haram e recuperar a cidade estratégica de Baga, nas margens do lago Chade, nordeste da Nigéria, que caiu nas mãos do grupo islâmico no início de janeiro.
No sábado, 400 veículos militares oriundos do Chade e helicópteros de combate instalaram-se nos Camarões, tendo o presidente, Idriss Deby, sublinhado que deviam ficar operacionais hoje.
O Boko Haram lançou, na última segunda-feira, uma ofensiva contra uma base militar camaronesa em Kolofata, também no extremo norte, o que causou a morte de "143 terroristas" e de um soldado camaronês, segundo um relatório oficial que não foi ainda confirmado por fontes independentes.
Esse ataque terá espoletado a intervenção do Chade, que pediu aos países da África Central que se unam numa ampla coligação para lutar contra o grupo islâmico.

Fonte: diariodigital.sapo.pt
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir