Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-01-2015

Novo diretor de governança da Petrobrás tomou posse
João Elek passou por seleção de executivos e foi aprovado pelo Conselho de Administração da estatal
Novo diretor de governança da Petrobrás tomou posse
Foto: www.opovo.com.br

O empresário João Adalberto Elek Júnior tomou posse nesta segunda, 19, na sede da Petrobras, no cargo de diretor de Governança, Risco e Conformidade. A diretoria foi criada em novembro do ano passado.

Ao lado da ex-ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Ellen Gracie e do ex-executivo da Siemens Andreas Pohlmann, o novo diretor da Petrobras também integrará o Comitê Especial da empresa, que atuará como interlocutor das investigações internas independentes efetuadas por dois escritórios de advocacia contratados pela estatal.

A presidenta da Petrobras, Graça Foster, salientou que o novo diretor vai assegurar a conformidade de processos e mitigar riscos, como os de fraude, corrupção e desvio de ética.

"Estamos tendo equilíbrio para superar os problemas decorrentes da Operação Lava Jato, especialmente auxiliando as autoridades públicas para completa e rápida elucidação dos fatos. Em paralelo, conduzimos a empresa para que continue crescendo e operando com excelência. Temos o prestígio técnico, mas também queremos o reconhecimento de nossa governança", disse Graça.

Elek foi escolhido para a Diretoria de Governança após um processo de seleção de executivos no mercado. Ele teve o nome aprovado pelo Conselho de Administração da Petrobras e permanecerá no cargo por três anos, com possibilidade de renovação. Elek manifestou certeza de que a empresa "sairá deste momento ainda mais forte".

Engenheiro elétrico, João Elek atua há mais de 30 anos em empresas nacionais e estrangeiras dos setores bancário, de telecomunicações, exportações e agronegócio, conforme informou a assessoria de imprensa da Petrobras.

Fonte: www.opovo.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir