Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-01-2015

Pico de consumo causa apagão em vários estados
Distribuidoras de energia em estados das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste disseram que reduziram o fornecimento de luz na tarde de ontem (19) após uma orientação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o órgão responsável pela gestão de energia
Pico de consumo causa apagão em vários estados
Foto: www.atribunamt.com.br

Pelo que se apurou, houve falta de luz em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia.
Por volta das 17h40, o ONS divulgou nota em que informava ter havido "restrições na transferência de energia das Regiões Norte e Nordeste para o Sudeste" que "aliadas à elevação da demanda no horário de pico, provocaram a redução na frequência elétrica".
O ONS também disse que adotou "medidas operativas em conjunto com os agentes distribuidores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, impactando menos de 5% da carga do Sistema".
Hoje, às 13h30, haverá uma reunião "com os agentes envolvidos para analisar a ocorrência", segundo o órgão. O corte determinado pelo ONS teria sido de 3.000 MW em todo o país – isso representa 8% de tudo que é gerado de energia.
O sistema elétrico brasileiro enfrenta um momento crítico por conta da falta de chuvas. Na região Sudeste, uma das maiores responsáveis pela geração de energia no país, os reservatórios das usinas hidrelétricas estão com 19% de sua capacidade, quando o esperado era no mínimo de 40%.

Fonte: www.atribunamt.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir