Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-01-2015

Copom se reúne para definir nova taxa Selic para os próximos
Começa hoje (20) à tarde a primeira reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) em 2015. O encontro definirá o patamar da Selic, taxa básica de juros da economia, pelos próximos 45 dias. O anúncio da decisão está previsto para am
Copom se reúne para definir nova taxa Selic para os próximos
Foto:

A expectativa de representantes do mercado ouvidos para a última pesquisa Focus, divulgada semanalmente pelo BC, é que a taxa seja elevada em mais 0,5 ponto percentual esta semana, atingindo 12,25% ao ano. Até o fim de 2015, analistas projetam uma Selic de 12,5% ao ano.

A taxa básica é o principal instrumento da autoridade monetária para controle da inflação. Quando há alta da Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida e estimular a poupança. Quando há redução da taxa, o crédito fica barato e há estímulo à produção e ao consumo.

A inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), encerrou 2014 em 6,41%. O patamar é próximo ao teto da meta estabelecido pela equipe econômica. A meta de inflação é 4,5%, com tolerância de dois pontos percentuais. Para 2015, a projeção de analistas ouvidos na pesquisa é que o IPCA chegue a 6,67%. A previsão foi elevada por três vezes consecutivas. Para o fim de 2016, a estimativa dos investidores é que o IPCA fique em 5,7%.

Em comunicado sobre o fechamento do IPCA em 2014, o presidente do BC, Alexandre Tombini, disse que a inflação "tende a mostrar resistência em curto prazo". Na ocasião, ele informou que o BC faria o necessário para que a inflação atingisse o centro da meta em 2016.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir