Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-01-2015

Redução no fornecimento de energia atinge mais de dez cidade
Doze das 46 cidades do Vale do Paraíba e região Bragantina foram parcialmente atingidas pela redução no fornecimento de energia elétrica na segunda-feira (19) após orientação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o órgão responsável pela gestão
Redução no fornecimento de energia atinge mais de dez cidade
Foto: wwww.atibaia.com.br

Com isso, faltou luz em áreas de São José dos Campos, Caçapava, Campos do Jordão, Cunha, Lagoinha, Natividade da Serra, Redenção da Serra, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São Luiz do Paraitinga, Ubatuba e Atibaia. A informação é da EDP Bandeirante e da Elektro, distribuidoras de energia na região.

De acordo com a nota enviada pela Elektro, o corte às 15h foi em torno de 6% da carga consumida nas áreas atendidas. O retorno do fornecimento pela empresa e pela EDP Bandeirante foi feito após determinação do ONS, às 15h45.

A decisão do ONS foi tomada porque houve durante a tarde um pico de consumo que superou a capacidade de geração de energia do país. O corte determinado pelo ONS foi de 3.000 MW em todo o país - isso representa 8% de tudo que é gerado.

O sistema elétrico brasileiro enfrenta um momento crítico por conta da falta de chuvas. Na região Sudeste, uma das maiores responsáveis pela geração de energia no país, os reservatórios das usinas hidrelétricas estão com 19% de sua capacidade, quando o esperado era no mínimo 40%.
Distribuidoras de energia em três regiões do país - Sudeste, Sul e Centro-Oeste confirmaram a manobra para reduzir fornecimento de energia.

ONS

O ONS informou por meio de nota que a partir das 14h55, mesmo com folga de geração no Sistema Interligado Nacional (SIN), restrições na transferência de energia das Regiões Norte e Nordeste para o Sudeste, aliadas à elevação da demanda no horário de pico, provocaram a redução na frequência elétrica.

Na sequência teria ocorrido a perda de unidades geradoras nas usinas Angra I, Volta Grande, Amador Aguiar II, Sá Carvalho, Guilman Amorim, Canoas II, Viana e Linhares (Sudeste); Cana Brava e São Salvador (Centro-Oeste); Governador Ney Braga (Sul); totalizando 2.200 MW. Com isso, a frequência elétrica caiu a valores da ordem de 59 Hz, quando o normal é 60 Hz.

Segundo o órgão, para restabelecer a frequência elétrica às suas condições normais, foram adotadas medidas operativas em conjunto com os agentes distribuidores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, impactando menos de 5% da carga do Sistema. A partir das 15h45, a situação foi totalmente normalizada.

Nesta terça-feira (20), às 14h30, no Rio de Janeiro, o ONS se reunirá com os agentes
envolvidos para analisar a ocorrência.

Fonte: www.atibaia.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir