Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-01-2015

Morre surfista Ricardo dos Santos, baleado na Guarda
Atleta levou tr�s tiros em frente a casa da fam�lia na segunda (19). Ele passou por quatro cirurgias mas n�o resistiu aos ferimentos.
Morre surfista Ricardo dos Santos, baleado na Guarda
Foto: g1.globo.com

Familiares comunicaram no in�cio da tarde desta ter�a-feira (20) a morte do surfista catarinense Ricardos dos Santos, de 24 anos. Ele levou tr�s tiros em frente a casa da fam�lia, na Guarda do Emba�, em Palho�a, Santa Catarina. O atleta passou por quatro cirurgias no Hospital Regional de S�o Jos�, mas n�o reagiu aos procedimentos m�dicos e as hemorragias n�o cessaram.

Amigos e familiares permanecem na entrada do hospital desde a segunda-feira (19). Os suspeitos dos disparos, um policial militar e o irm�o dele, est�o detidos no quartel da Pol�cia Militar em Florian�polis.

Baleado na Guarda do Emba�
Ricardinho, especialista em ondas pesadas e tubulares e reconhecido internacionalmente por diversos t�tulos, foi baleado na manh� de segunda-feira na praia do Guarda do Emba�, em Palho�a. Conforme depoimento de testemunhas � Pol�cia Militar, ele pediu para que duas pessoas, um policial militar e um menor, que estariam consumindo drogas, sa�ssem da frente da casa dele. Houve discuss�o e ele foi atingido por tr�s tiros entre o t�rax e o abd�men.
Os familiares do esportista dizem que um dos homens teria estacionado o carro sobre um cano que faz parte de uma obra realizada na casa de Ricardo, o que teria motivado o fato.
Al�m do policial militar, o irm�o dele, menor de idade, foi apreendido. O agente p�blico estava de f�rias, segundo a PM informou em nota. Conforme o texto, ele responder� inqu�rito administrativo, al�m do que foi instaurado pela Pol�cia Civil. O soldado, que est� na corpora��o desde julho de 2008, pertence ao 8� Batalh�o de Joinville, no Norte do estado.
Surfista mora na Guarda do Emba�, em Palho�a (Foto: Henrique Pinguim/Divulga��o)
Surfista morava na Guarda do Emba�, em Palho�a
(Foto: Henrique Pinguim/Divulga��o)
Duas vers�es
O policial afirmou em depoimento que atirou para se defender. "Ele alegou leg�tima defesa. Disse que a v�tima teria tentado agredir e que ele teve que se defender", detalhou o delegado Marcelo Arruda, respons�vel pelo caso. O policial manteve a vers�o apresentada tamb�m pelo irm�o, um menor que estava junto com ele no momento da discuss�o.

A Pol�cia Civil tamb�m coletou depoimentos do av� e de um tio do surfista Ricardo dos Santos e de dois policiais militares que atenderam a ocorr�ncia. "S�o duas vers�es conflitantes. Uma parte alega que agiu em leg�tima defesa, que teria sido amea�ada antes, e a outra parte fala que n�o, que foram feitos os disparos injustificados, que n�o houve nenhum tipo de agress�o anterior que motivassem esses disparos", afirma Marcelo Arruda.
Segundo o delegado, o irm�o do policial foi liberado ap�s o depoimento. "Ele n�o teve envolvimento e foi ouvido como testemunha. Ele alega que a v�tima foi para cima deles com um fac�o e ele s� reagiu em leg�tima defesa", detalha o delegado. No entanto, segundo Arruda, os policiais militares que atenderam a ocorr�ncia n�o apreenderam nenhum fac�o no local dos disparos. J� a arma do policial, assim como o ve�culo dele, foi encaminhada para o Instituto Geral de Per�cias.
"Com certeza vamos fazer reconstitui��o para ficar melhor esclarecido. N�o vai demorar, porque como se trata de pessoa presa, o prazo � bem ex�guo", explica o delegado Arruda. "N�o tem mais ningu�m para ser ouvido. Agora temos que aguardar os laudos e a evolu��o do quadro hospitalar da v�tima, para ver se tamb�m poder� ser ouvida", detalha. Ele acredita que o inqu�rito seja conclu�do em 10 dias.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir