Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-01-2015

Energia elétrica é reduzida pelo País a pedido do ONS
Energia já começou a ser restabelecida em áreas de concessões atingidas e foi normalizada em São Paulo e Rio de Janeiro.
Energia elétrica é reduzida pelo País a pedido do ONS
Foto: noticias.terra.com

As distribuidoras de energia CPFL (SP e RS), Copel (PR), Light (RJ) e Eletropaulo (SP) estão entre as concessionárias de energia que confirmaram terem recebido, nesta segunda-feira, ordem do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para cortarem carga de eletricidade distribuída em vários Estados do País.

As empresas afirmaram que não sabiam os motivos para o corte de carga, que já começou a ser restabelecida, após autorização da ONS, em áreas de concessões atingidas. No Rio e São Paulo, o fornecimento já está normalizado. Segundo elas, a interrupção ocorreu em locais não prioritários, evitando hospitais e indústrias, por exemplo.

O corte seletivo de carga ocorreu dentro do denominado Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac), sistema de proteção coordenado pelo ONS, que determina às concessionárias de energia elétrica cortes em estágios, com o objetivo de preservar o fornecimento do sistema, informou a CPFL.

Houve corte de 800 MW nas área de concessão da CPFL nos Estados de São Paulo e no Rio Grande do Sul, de 320 MW na área da Copel (PR), 700 MW na área da Eletropaulo (SP). A Light não pôde informar de imediato o tamanho do corte em sua área de concessão.

O ONS informou que irá emitir nota sobre o motivo do pedido de corte na carga às distribuidoras. O Ministério de Minas e Energia afirmou que compete à ONS dar mais detalhes.


Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir