Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-01-2015

Prefeitos cearenses reclamam da falta de recursos
A Associa��o dos Munic�pios do Cear� realizou nesta segunda-feira (19) reuni�o com o novo secret�rio de Sa�de do estado, Carlile Lavor, com a participa��o de prefeitos e secret�rios de 18 munic�pios cearenses.
Prefeitos cearenses reclamam da falta de recursos
Foto: earaagora.com

O encontro teve como objetivo discutir a situa��o da Sa�de no Estado, principalmente com rela��o as dificuldades de manuten��o dos Hospitais P�los e Hospitais Regionais. Carlile ouviu queixas dos prefeitos e destacou que a ideia � que a partir de 2016 o Governo do Estado assuma a gerencia dos hospitais de alta complexidade. Participaram ainda do encontro a Coordenadora de Pol�ticas de Assist�ncia � Sa�de, Vera Coelho, e o Supervisor do N�cleo de Urg�ncias e Emerg�ncias da Sesa, Alex Mont�Alverne.

Na oportunidade, os participantes externaram os principais problemas enfrentados pelos munic�pios na gest�o financeira dos equipamentos e servi�os de Sa�de. O prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, afirmou que a situa��o do Hospital P�lo de seu munic�pio est� insustent�vel, informando que est� fazendo cortes gerais em todas as secretarias, inclusive com redu��o expressiva no n�mero de pastas, e outras a��es de arrocho administrativo. No entanto, ele disse n�o saber se isso ser� suficiente para resolver o problema. "Se dentro de 30 dias n�o conseguirmos reduzir as dificuldades financeiras, vamos ter que fechar o hospital", disse, informando que j� ultrapassou o limite de gastos com folha de pagamento e que n�o h� recursos para manter o bom funcionamento da unidade sem comprometer seriamente o or�amento municipal.

Muitos dos prefeitos presentes relataram situa��es semelhantes ao de Quixeramobim. A falta de apoio financeiro do Governo Federal foi � queixa geral da reuni�o. "Em 2013, recebemos no munic�pio 11 compet�ncias m�dicas, mas todas est�o sendo subfinanciadas. S�o mais de 800 mil reais que n�o nos foram repassados pela Uni�o", exemplificou o prefeito de Cedro, Nilson Alves Diniz.

De acordo com o presidente da Aprece, Expedito Jos� do Nascimento, � preciso avaliar a situa��o de todos os munic�pios, buscar solu��es coletivas e contar com o apoio do Governo do Estado, tanto para buscar junto ao Minist�rio da Sa�de os financiamentos necess�rios quanto para viabilizar os recursos que forem poss�veis para sanar as v�rias dificuldades enfrentadas na �rea.

Ap�s ouvir as demandas, reclama��es e sugest�es dos gestores municipais o Secret�rio Carlile Lavor explicou que ainda est� tomando p� da atual situa��o da pasta, mas quer estreitar ainda mais esse di�logo com os munic�pios, colocando-se a disposi��o para trabalhar para viabilizar a Sa�de em todas as cidades cearenses.

De acordo com ele, sua inten��o � estudar uma forma que possibilite, a partir de 2016, o Estado a assumir os hospitais e unidades de alta complexidade, desafogando as finan�as dos munic�pios, que ficariam apenas respons�veis pelo atendimento b�sico. Lavor prop�s um novo encontro com os munic�pios, com maior abrang�ncia de tempo para analisar cada problema e encontrar uma solu��o capaz de beneficiar a todos. O encontro ficou agendado para o pr�ximo dia 3 de fevereiro, a partir das 9h, na Escola de Sa�de P�blica.

Fonte: earaagora.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir