Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-01-2015

Documentário de Walter Salles será exibido no 65º Festival
Filme registra vida e obra do cineasta chinês Jia Zhangke. Evento de cinema acontecerá entre 5 e 15 de fevereiro.
Documentário de Walter Salles será exibido no 65º Festival
Foto: g1.globo.com

O documentário "Jia Zhangke, um homem de Fenyang", dirigido por Walter Salles, está na Mostra Panorama do Festival de Berlim, que ocorrerá de 5 a 15 de fevereiro. O filme, que retrata a vida e o processo criativo do cineasta chinês, e é centrado na estreita relação entre memória e cinema, tem previsão de estrear no Brasil em abril

O primeiro contato de Salles com a obra do cineasta chinês ocorreu justamente no Festival de Berlim, há 17 anos. "O primeiro filme de Jia, "Xiao Wu", estreou em Berlim no mesmo ano em que "Central do Brasil" competiu no Festival, 1998. Cada novo filme de Jia Zhangke reforçou a sensação de que ele se tornou o cineasta mais importante em atividade, aquele que melhor traduz o nosso tempo. É dessa percepção que surge "Um homem de Fenyang". Estar de volta a Berlim com um documentário sobre o cineasta extraordinário que é Jia Zhangke é uma honra. É como se um círculo se fechasse", conta Walter Salles, em comunicado divulgado à imprensa.

No documentário, Jia Zhangke convida a equipe do documentário a conhecer sua história, suas fontes de inspiração e os personagens de seus filmes. Zhangke retorna aos locais onde viveu e gravou "Xiao Wu", "Plataforma", "O Mundo", "24 City", "Em busca da vida" e "Um toque de pecado".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir