Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-01-2015

Autoridades do sul do Iêmen fecham aeroporto e porto após av
Província de Adén disse que ataque é contra a soberania nacional. Milicianos houthis tomaram controle do palácio presidencial em Sana.
Autoridades do sul do Iêmen fecham aeroporto e porto após av
Foto: g1.globo.com

As autoridades do sul do Iêmen, leais ao presidente Abd Rabo Mansur Hadi, decidiram fechar nesta quarta-feira (21) o aeroporto internacional e o porto de Adén em solidariedade ao chefe de Estado.

O Comitê de Segurança da província de Adén anunciou o fechamento do aeroporto e do porto em protesto contra "o ataque ao símbolo da soberania nacional e da legalidade constitucional que é o presidente" Hadi.

A autoridade do chefe de Estado, originário do sul, está em xeque na capital, Sana, controlada pelos milicianos xiitas do grupo houthi.
O grupo xiita tomou o controle da sede do palácio presidencial do Iêmen e atacou a casa do presidente nesta terça-feira (20).
Combatentes armados montaram guarda nesta quarta do lado de fora da residência particular do presidente do Iêmen, cuja casa normalmente é protegida por agentes da segurança presidencial, disseram testemunhas.
Os guardas do palácio onde trabalha Abd-Rabbu Mansour Hadi disseram que eles entregaram o controle do edifício aos milicianos após um breve confronto.
Postos de vigilância estavam vazios e não havia sinal da guarda presidencial no complexo, local de confrontos entre houthis e guardas na terça-feira, de acordo com as testemunhas. Os combatentes houthis estavam acompanhados por um veículo blindado.
Mohammed al-Bukhaiti, membro da liderança houthi, disse à Reuters: "O presidente Hadi ainda está em casa. Não tem problema, ele pode sair."
Os enfrentamentos dos militantes do grupo Houthi nesta terça foram o segundo dia de violência em Sanaa e têm levantado temores de que o país possa mergulhar no caos. O grupo foi criticado pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Abder-Malek al-Houthi, o líder do grupo, criticou repetidas vezes o presidente iemenita, Abd-Rabbu Mansour Hadi, um aliado dos EUA com quem tem se desentendido por causa de um novo projeto de Constituição, destinado a ajudar a encerrar décadas de conflito e subdesenvolvimento no país.
Em discurso televisionado horas após a demonstração de força de seus combatentes na terça, o líder houthi, Abdel-Malek al-Houthi, alertou Hadi a implementar um acordo de divisão de poder fechado quando seus homens tomaram a capital do país, em setembro.
Tensões
O Iêmen está em uma situação instável desde a saída, em 2012, do ex-presidente Ali Abdullah Saleh.

A emergência dos houthis como principal fonte de poder no Iêmen, em setembro, provocou a dissolução de alianças e causou tensão por todo o espectro político da capital iemenita, levantando temores sobre uma instabilidade mais profunda no país, que abriga uma das ramificações mais ativas da Al Qaeda.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir