Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-01-2015

Pará recebe 153 mil comprimidos de medicamento para o vírus
Dose tripla combinada de medicamentos será distribuída esta semana. Ministério da Saúde adquiriu 7,3 milhões de comprimidos para todo o país.
Pará recebe 153 mil comprimidos de medicamento para o vírus
Foto: g1.globo.com

O Ministério da Saúde disponibilizou o estoque de 153 mil comprimidos do medicamento 3 em 1 para o tratamento de pacientes com vírus HIV e Aids, no Pará. A previsão é de que a dose tripla combinada dos medicamentos Tenofovir (300 mg), Lamivudina (300 mg) e Efavirenz (600 mg) comece a ser distribuída aos pacientes até o final desta semana.

O uso do medicamento 3 em 1 está previsto no Protocolo Clínico de Tratamento de Adultos com HIV e Aids do Ministério da Saúde, como tratamento inicial para os pacientes soropositivos. Os medicamentos são distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e consumidos separadamente.

De acordo com o novo boletim epidemiológico, foram registrados, desde os anos 80, cerca de 18 mil casos no Pará. Atualmente, cerca de 734 mil pessoas vivem com HIV e Aids no Brasil.
Para o ministro da saúde, Arthur Chioro, a dose combinada representa um avanço importante na melhoria do acesso ao tratamento. "A utilização de dose fixa combinada irá permitir uma melhor adesão ao tratamento de pessoas que vivem com HIV e Aids. Além de ser de fácil ingestão, o novo medicamento tem como grande vantagem a boa tolerância pelo paciente, já que significa a redução dos 3 medicamentos para apenas 1 comprimido", explicou o ministro.

Incorporações
Em 2014, o Ministério da Saúde incorporou novos medicamentos para os pacientes com Aids, como o Ritonavir 100 mg. A incorporação representou um importante avanço, uma vez que o medicamento, distribuído anteriormente no SUS, necessitava de armazenamento em câmara fria.

A combinação de medicamentos deverá beneficiar, em todo o país, 100 mil novos pacientes com HIV e Aids. Segundo o Ministério da Saúde, foram investidos R$ 36 milhões na aquisição de 7,3 milhões de comprimidos para todo o país. O estoque é suficiente para atender os pacientes nos próximos doze meses.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir