Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-01-2015

Mais de 81 mil comprimidos são distribuídos em MT contra HIV
Medicamento "3 em 1" foi liberado pelo Ministério da Saúde.
Mais de 81 mil comprimidos são distribuídos em MT contra HIV
Foto: g1.globo.com

O Ministério da Saúde disponibilizou ao estado de Mato Grosso 81 mil e 600 comprimidos do medicamento 3 em 1 para tratamento de pacientes com vírus HIV e Aids. Os comprimidos foram recebidos pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), na última sexta-feira (16), e já estão disponíveis para que cada município mato-grossense, segundo informações repassadas ao G1 pelo órgão, retire o estoque e faça a distribuição através da rede do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a assessoria da secretaria, as doses combinadas dos medicamentos Tenofovir (300 mg), Lamivudina (300 mg) e Efavirenz (600 mg) devem atender somente os novos pacientes da doença em Mato Grosso. No país serão distribuídos 7,3 milhões de comprimidos, que devem beneficiar pelo menos 100 mil novos pacientes com HIV e aids. Na aquisição dos comprimidos, o Ministério da Saúde investiu cerca de R$ 36 milhões de reais. De acordo com o Ministério da Saúde, o total de comprimidos é suficiente para atender os novos pacientes durante um ano.

O novo boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde aponta que desde os anos 80, em Mato Grosso, 9.938 casos foram registrados. A epidemia no país está estabilizada, com taxa de detecção em torno de 20,4 casos, a cada 100 mil habitantes. No estado essa taxa é de 20,5 a cada 100 mil habitantes.

Para o ministro da saúde, Arthur Chioro, a dose combinada representa um avanço importante na melhoria do acesso ao tratamento de aids no país. "A utilização de dose fixa combinada (3 em 1) irá permitir uma melhor adesão ao tratamento de pessoas que vivem com HIV e aids. Além de ser de fácil ingestão, o novo medicamento tem como grande vantagem a boa tolerância pelo paciente, já que significa a redução dos 3 medicamentos para apenas 1 comprimido", explicou.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir