Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-01-2015

Fechada para drenagem, Arena da Copa em MT deve reabrir
Est�dio que sediou 4 jogos do Mundial passa por reparos emergenciais. Governo de MT diz esperar que est�dio fique pronto at� 1� de fevereiro.
Fechada para drenagem, Arena da Copa em MT deve reabrir
Foto: g1.globo.com

O governo de Mato Grosso afirma que espera reabrir a Arena Pantanal, em Cuiab�, at� o in�cio do campeonato estadual de futebol deste ano, no dia 1� de fevereiro. O est�dio foi fechado nesta quinta-feira (22) para reparos emergenciais. Os custos para solucionar os problemas de inunda��es e goteiras apresentados na estrutura - e que podem provocar curto-circuito - ainda n�o foram contabilizados. Mas, dever�o ser divididos entre estado, Federa��o Mato-grossense de Futebol e empresas terceirizadas que prestaram servi�os � arena. As informa��es foram repassadas pelo secret�rio Extraordin�rio de Projetos Estrat�gicos, Gustavo Oliveira.

Conforme o secret�rio, a estrutura tem falhas de projeto. "Ficou pronta para a Copa do Mundo, mas h� problemas de projeto aqui que n�o s�o de responsabilidade da construtora. S�o problemas de projeto que n�o foram detectados na �poca da constru��o e que precisam ser resolvidos", declarou. Segundo ele, no in�cio do atual governo a Auditoria Geral do Estado tamb�m apresentou relat�rio sobre os problemas do est�dio.

A Arena Pantanal est� com inunda��es em quatro reservat�rios de aproveitamento de �gua, na central de combate a inc�ndio, em uma sala de ar-condicionado, em cinco pontos diferentes no entorno e ainda em uma subesta��o el�trica. "A �gua alaga e cobre toda a parte el�trica, o que pode provocar problemas", disse Oliveira.

Uma equipe do governo esteve no est�dio no �ltimo dia 3 para inspe��o. Depois, foram corrigidas algumas falhas. Por�m, as fortes chuvas das �ltimas semanas trouxeram mais problemas, ressaltou o secret�rio. "Coisas que n�o ocorreram anteriormente porque est�vamos no per�odo de seca", disse Oliveira. Na quarta-feira (21), a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros tamb�m fizeram uma vistoria na estrutura.

Oliveira disse esperar que a possibilidade da arena sediar a abertura do campeonato de futebol vai depender do andamento dos trabalhos de reparos, que j� foram iniciados. Nas condi��es atuais, o est�dio teria condi��es para abrir para um p�blico entre tr�s e quatro mil pessoas.

O secret�rio frisou que a arena n�o tem problemas graves estruturais e nem apresenta risco iminente na parte civil ou de instala��es. A maior preocupa��o, afirmou, � em rela��o aos componentes el�tricos e eletr�nicos. "Uma chuva forte num dia de jogo provocaria a derrubada dos sistemas", pontuou.

O governo realiza uma auditoria para saber se ainda h� restos a pagar � empreiteira respons�vel pela obra, como alega a empresa. O valor seria de R$ 70 milh�es.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir