Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-01-2015

Padilha revê posição sobre expansão do Salgado Filho
Incidente com avião da Azul, ocorrido no dia 19, teria feito o ministro da Aviação Civil mudar sua contrariedade quanto ao aumento da pista
Padilha revê posição sobre expansão do Salgado Filho
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No dia 16 desse mês, em reunião com o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha, alegou que, atualmente, o Rio Grande do Sul não movimenta carga suficiente para justificar a expansão da pista do aeroporto Salgado Filho. No entanto, um incidente ocorrido logo após esse encontro, no dia 19, teria feito o dirigente mudar a sua postura quanto à ampliação da estrutura. Na manhã daquele dia, um avião comercial da companhia Azul Linhas Aéreas, que deveria aterrissar na Capital, teve que fazer um pouso de emergência na Base Aérea de Canoas.

Em nota assinada pelo próprio Padilha e divulgada nesta quinta-feira, o ministro declara que "cientificado do incidente com a aeronave da Azul, a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República encaminhou, imediatamente, à Infraero o Ofício n. 33/2015/SAC-PR, solicitando que seu Conselho de Administração avaliasse a conveniência e oportunidade de ser dado andamento ao projeto de ampliação da pista do Salgado Filho, levando em conta não a alegada, mas incomprovada, demanda de carga, até então fator determinante, mas sim e especialmente a indispensável segurança de voo".

O comunicado admite que a Infraero esperava pela carga para ampliar a pista. Como a principal variável levada à consideração do Conselho de Administração da Infraero para definir o momento de início das obras de expansão da pista foi a alegada necessidade decorrente do aumento de cargas aéreas a serem movimentadas no aeroporto, isso afetou a rapidez das ações. Conforme a Secretaria de Aviação Civil, as operações com cargas no aeroporto permanecem em torno de 35 mil toneladas ao ano há mais de cinco anos, e a Infraero passou a sustentar que "as obras de ampliação da pista seriam iniciadas se e quando fossem necessárias". A justificativa é que atualmente a estrutura opera com cargas e passageiros, com grande folga, utilizando apenas 54% de sua capacidade.

Ainda de acordo com a nota, citando como fonte a Infraero, a ampliação e operação da pista só serão possíveis quando da plena e efetiva posse da União de toda a área do sítio aeroportuário. Além disso, terá que ser alicerçada em um complexo sistema de estacas, fixadas a uma profundidade média de 25 metros, que suportará uma plataforma em concreto destinada a servir de base para a construção dos 920 metros adicionais de pista. Dada à inconsistência do solo, essa iniciativa tem um custo estimado em mais de R$ 650 milhões.

Com as obras de expansão, a pista do Salgado Filho passaria a ter uma extensão de 3,2 mil metros. Também está previsto dentro do empreendimento o aumento do terminal de passageiros 1, que se encontra em desenvolvimento, com conclusão prevista para janeiro de 2017, elevando a área hoje disponível de 41.502 metros quadrados para 60,3 mil metros quadrados. Soma-se a isso a ampliação do pátio de aeronaves e pistas de táxi, com término previsto para março de 2015, e a construção de um novo terminal de cargas, com área de 18 mil metros quadrados, com finalização prevista para setembro de 2016.

Outras melhorias seriam as construções de um novo edifício-garagem a ser executado em parceria com o setor privado, com previsão de lançamento do edital em junho de 2015, e de um hotel com, no mínimo, 200 apartamentos, também em parceria com o setor privado, com expectativa do fim das obras em abril de 2016.

Fonte: jcrs.uol.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir