Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-01-2015

Pacientes com doenças renais poderão se tratar em Cruzeiro d
Tratamento era realizado apenas em Rio Branco. Após 3 anos, mulher com insuficiência renal voltará a morar em Cruzeiro.
Pacientes com doenças renais poderão se tratar em Cruzeiro d
Foto: www.onortao.com.br

Há quase três anos, a técnica de enfermagem Heloneida de Oliveira Lima, de 39 anos, foi surpreendida com a notícia de que sofria de insuficiência renal durante uma ultrasonografia. A descoberta provocou uma revolução na vida da mulher, que se viu obrigada a deixar sua cidade natal, Cruzeiro do Sul (AC), e passar a morar a 648 km de distância, em Rio Branco, lugar mais próximo onde poderia fazer hemodiálise.

"Tive que transformar minha vida, mudei para Rio Branco, onde quase não tenho parentes, fui morar com uma tia, depois aluguei um pequeno quarto. Passei por muitas dificuldades, saudade dos parentes e amigos. Tive que largar tudo para poder sobreviver", lembra a técnica em enfermagem.

Por isso, Heloneida comemorou, neste sábado (24), a instalação da Clínica de Doenças Renais do Vale do Juruá, em Cruzeiro do Sul, que deve entrar em funcionamento no mês de fevereiro. A mulher poderá voltar para casa para continuar o tratamento perto da família.

A clínica foi construída por meio de um investimento privado de R$ 3 milhões feito pelos médicos Ricardo Sena, Monicely Sales e Aline Cameli. Inicialmente, o centro deve tratar 92 pacientes em dois turnos, mas tem capacidade para atender até 150 pacientes em três turnos.

Os serviços oferecidos na clínica serão contratados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através de repasses de recursos do governo estadual. Além de Heloneida, outros 24 pacientes cruzeirenses com a mesma doença devem voltar a morar em Cruzeiro do Sul.

"Além de ser um serviço de alta complexidade é um serviço que agrega também a psicologia, assistência social, nutricionista e Cruzeiro do Sul está sendo uma cidade privilegiada neste momento pois existem várias famílias que agora poderão ficar aqui", comentou a médica Aline Cameli.

Cada paciente faz em média três sessões de hemodiálise por semana, com duração de quatro horas cada uma, por isso a necessidade de morar próximo ao local de realização do tratamento.

Saudade
Com a clínica, pacientes que tiveram que deixar Cruzeiro do Sul e suas famílias poderão voltar a conviver. A filha de Heloneida, Helena Cristina Lima da Silva, de 19 anos, destacou a alegria que sente em voltar a conviver com a mãe.

"A saudade era imensa por estar longe dos braços da minha mãe. Estou muito feliz que agora o tratamento pode ser feito aqui", comemora a filha.

Alegria que se iguala a da mãe que volta ao convívio dos filhos após três anos de tratamento longe de casa."É uma emoção muito grande, uma alegria imensa que eu estou sentindo e agora posso voltar para minha casa para meu conforto, estou muito feliz em estar de volta em casa", diz emocionada Heloneida.

O governador Tião Viana esteve presente na inauguração. Para ele, o local é uma forma de facilitar o tratamento dessas pessoas que precisavam se manter longe de suas residências.

"Menos de 20 cidades do tamanho de Cruzeiro do Sul no Brasil tem oportunidade de ter uma unidade como essa. E isso é fruto da união entre sociedade e governo. O governo vai manter junto com o SUS um investimento em torno de R$ 6 milhões por ano para atender os filhos do Juruá, que tantas vezes têm dificuldade para se adaptar longe de seus familiares", pontuou Viana.

Fonte: www.onortao.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir