Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-01-2015

"Birdman" lidera como favorito ao Oscar ao vencer prêmio de
Longa ganhou a principal categoria de prêmio do sindicato dos produtores. Vencedores de premiação têm levado também o Oscar nos últimos 7 anos.

Foto: g1.globo.com

A sátira do show business "Birdman" tomou a liderança no que promete ser uma corrida competitiva para melhor filme do Oscar. A produção venceu no sábado (24) o principal prêmio de produtores de Hollywood.
"Birdman" venceu nove outros filmes, incluindo "Boyhood" e "O Grande Hotel Budapeste", levando o prêmio Producers Guild of America por uma excelente produção de um longa metragem. Os vencedores do Producers Guild têm seguido o caminho de vencer o prêmio de melhor prêmio da academia, maior honra da indústria cinematográfica, nos últimos sete anos.

O filme "Birdman", ou "A Inesperada Virtude da Ignorância", primeira comédia do diretor e produtor mexicano Alejandro G. Iñárritu, ganhou aclamação da crítica por sua história de um acabado ex-ator que fazia papéis de super-heróis e tenta retornar. O papel principal é interpretado por Michael Keaton, que tem paralelos na vida real com seu personagem.
O filme também inovou em termos visuais, no que parece ser uma filmagem contínua dentro dos limites apertados de um teatro da Broadway.
Iñárritu disse que a "única ambição [de sua equipe] era um tipo arriscado e experimental de exploração na terra do cinema, de passar pela mente de um artista com essa complexidade e a mente estressante de Riggan Thomson, interpretada pelo incrível Michael Keaton".
"Birdman", dos estúdios Fox Pictures, tem estado entre os favoritos da temporada de premiações de Hollywood. Ele se igualou a "O Grande Hotel Budapeste", de Wes Anderson, com nove indicações ao Oscar cada um.
Nas últimas semanas, no entanto, "Boyhood" pareceu ganhar impulso na corrida pelo melhor filme. Especialistas em prêmios acreditam que os eleitores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas querem recompensar o filme indie que o diretor Richard Linklater gravou durante 12 anos com os mesmos atores.
Produtores são influentes na Academia como um dos maiores blocos votantes, junto com os atores, que darão o prêmio Screen Actors Guild para seus colegas neste domingo.
Uma categoria na qual o Producers Guild Awards e a Academia irão diferir será a de melhor animação. O PGA foi para "Uma aventura LEGO", que não foi nomeado ao Oscar, uma das exclusões mais surpreendentes da temporada de prêmios de Hollywood.
A prêmio da Academia, maior noite de Hollywood, acontece no dia dia 22 de fevereiro e nas próximas semanas receberá forte lobby e promoção para influenciar os mais de 6 mil membros votantes.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir