Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-01-2015

Pacientes da Santa Casa buscam alternativas para continuar t
Pacientes reclamam da demora para conseguir exames em outros hospitais. Professora procurou ajuda da Justiça para fazer cirurgia.
Pacientes da Santa Casa buscam alternativas para continuar t
Foto: g1.globo.com

Sem poder fazer exames e cirurgias na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, os pacientes que há anos se tratavam no hospital procuram atendimento em outras unidades de saúde. Há caso de paciente que foi obrigado a recomeçar todo o tratamento.
A crise financeira do hospital tem sobrecarregado toda a rede de saúde da cidade. Desde julho, quando a instituição chegou a ficar fechada por falta de recursos, a situação só piorou.
A reportagem do Bom Dia São Paulo acompanha o caso de Vitória, de 7 anos, que desde um ano de idade faz tratamento para controlar epilepsia e esclerose na Santa Casa. Desde o ano passado, ficou difícil conseguir fazer os exames que ela precisa. Em dezembro, mãe e filha conseguiram pegar resultados de exames por causa da reportagem.

Já na semana passada, a mãe da menina, Edinalva de Melo Santos, fez uma nova tentativa de marcar um eletroencefalograma, mas foi instruída a procurar outro posto de saúde. Ela contou ter tentado e sabe que tem uma fila enorme de espera.
"Eles pediram para procurar UBS mais perto da minha casa. Eu fui até lá e disseram que não aceitam guia da Santa Casa. Já fiquei até um ano esperando um exame", contou Ednalva.
A Santa Casa informou que está fazendo exames de eletroencefalograma no Hospital Central e que vai ligar para a mãe da Vitória para agendar o exame. Já Prefeitura informou que a paciente deveria ter feito o agendamento pelo Sistema Integrado do governo e que, pela rotina, todo paciente tem que passar por um clínico nas Unidades Básicas de Saúde, e só depois vai ser acompanhado por outro profissional.
A professora de dança Maripenha Camargo, que tem limitação de movimento, enfrenta o mesmo problema. Ela precisa de uma cirurgia para colocar uma prótese no quadril. Com ajuda do filho, que é advogado, a professora conseguiu uma liminar que determinou que a Secretaria de Saúde do estado providenciasse a cirurgia. Porém, o prazo de 15 dias, da liminar, já expirou e nada foi feito. Um novo pedido foi feito para a Justiça.
A Secretaria Estadual da Saúde disse que pediu o histórico médico da paciente para poder encaminhar o tratamento, mas disse que a Santa Casa não enviou o documento. A Santa Casa, no entanto, disse já ter enviado as informações necessárias.
A instituição informou ainda que não tem a prótese necessária para realizar a cirurgia e que negocia com fornecedores para consegui-la. A paciente tem consulta marcada para quarta-feira (28).

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir