Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-01-2015

Paciente diagnosticado em 1989 fala sobre medicamento 3 em 1
Paciente destaca evolu��o do tratamento e diminui��o do n�mero de comprimidos. Doses gratuitas foram distribu�das aos estados
Paciente diagnosticado em 1989 fala sobre medicamento 3 em 1
Foto: brasil.gov.br

Neste ano, pacientes diagnosticados com teste positivo para Aids come�aram a poder fazer uso do medicamento 3 em 1, previsto no Protocolo Cl�nico de Tratamento de Adultos com HIV e Aids do Minist�rio da Sa�de.

A dose tripla combinada � composta pelos medicamentos Tenofovir (300 mg), Lamivudina (300 mg) e Efavirenz (600 mg) e vai beneficiar 100 mil novos pacientes com HIV e Aids.

As doses j� foram entregues aos estados, respons�veis pela distribui��o para os munic�pios. At� o final deste ano, pacientes que j� estavam em tratamento tamb�m ser�o beneficiados com a medica��o.

Wanderley Estrella, 49 anos, cabeleireiro residente no Distrito Federal, recebeu o diagn�stico positivo para o v�rus HIV em 1989 e conta como foi complicado seguir o tratamento nessa �poca em que ainda havia poucas informa��es dispon�veis sobre a doen�a e as medica��es utilizadas.

"No primeiro momento eu tomava 27 rem�dios. As primeiras medica��es eram terr�veis. Voc� tomava e vomitava a metade. Em um segundo momento, com a evolu��o do tratamento, eu comecei a tomar 21 comprimidos. De 2007 pra c� eu estou indetect�vel, ent�o eles come�aram a me passar cinco comprimidos por dia e agora eu tenho a not�cia de que existe um comprimido que ser�o 3 em 1", conta.

Para ter sucesso no tratamento, � fundamental que o paciente tenha uma boa ades�o, utilizando os rem�dios de acordo com as indica��es m�dicas. A decis�o sobre interrup��o ou troca de medicamentos deve ser tomada com o consentimento e orienta��o do m�dico que realiza o acompanhamento do paciente soropositivo.

"Voc� primeiro tem que ter vontade de ser feliz e viver. Segundo, conviver com a doen�a hoje � um pouco mais simples, a partir do momento que voc� ajusta a alimenta��o e toma a medica��o de forma correta, isso � seguro", garante Wanderley Estrella.

Desde novembro, cerca de 11 mil pacientes j� foram beneficiados com o medicamento 3 em 1 nos Estados do Rio Grande do Sul e Amazonas, que possuem as maiores taxas de detec��o do v�rus. O Minist�rio da Sa�de investiu R$ 36 milh�es na aquisi��o de 7,3 milh�es de comprimidos e o estoque � suficiente para atender os pacientes nos pr�ximos 12 meses.

Terapias complementares

Al�m do tratamento existente com os medicamentos antirretrovirais, tamb�m est�o dispon�veis nos Servi�os de Sa�de Especializados atendimentos com psic�logos, assistentes sociais, nutricionistas, enfermeiros e farmac�uticos.

Exerc�cios f�sicos e alimenta��o equilibrada tamb�m melhoram a sa�de e a autoestima. Acupuntura, homeopatia, massagens (shiatsu e reflexologia), pr�ticas f�sicas (yoga e Tai Chi Chuan) e consumo de algumas ervas medicinais s�o chamadas de terapias complementares, muito utilizadas para reduzir o estresse e os efeitos colaterais dos coquet�is, melhorar o sistema imunol�gico, aliviar a dor e auxiliar no tratamento de infec��es oportunistas.

As terapias complementares n�o substituem os medicamentos, mas ajudam no tratamento. As pr�ticas devem ser indicadas por profissionais e comunicadas ao m�dico.

A revista brit�nica The Lancet, uma das mais importantes publica��es cient�ficas da �rea m�dica, divulgou em julho de 2014 um estudo mostrando que o tratamento para Aids no Brasil � mais eficiente que a m�dia global. Segundo a publica��o, as mortes em decorr�ncia do v�rus HIV no Pa�s ca�ram a uma taxa anual de 2,3% entre 2000 e 2013, enquanto a m�dia global apresenta uma queda de 1,5% ao ano.

Entre 2005 e 2013, o Minist�rio da Sa�de mais do que dobrou o total de brasileiros com acesso ao tratamento, passando de 165 mil (2005) pra 400 mil (2014). Atualmente, o SUS oferece, gratuitamente, 22 medicamentos para os pacientes soropositivos. Desse total, 12 s�o produzidos no Brasil.

Fonte: brasil.gov.br
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir