Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-01-2015

Ingredientes contidos no creme dental estão associados ao câ
Ingredientes contidos no creme dental estão associados ao câncer, afirma especialista
Ingredientes contidos no creme dental estão associados ao câ
Foto: www.meionorte.com

Alguns produtos químicos contidos no creme dental estão associados a possíveis casos de câncer de boca e mama, além de doenças cardíacas.

Dr. Toby Talbot, especialista em odontologista restauradora e membro do Royal College of Surgeons of England, afirma que muitas vezes as substâncias estão nos produtos por uma questão industrial, não por segurança clínica: "O público é inteligente, mas precisam ver além do marketing e estar bem informado sobre o que estão comprando".

Detergentes podem causar úlceras bucais

Lauril sulfato de sódio é usado nos cremes dentais em grandes quantidades, servindo como um agente detergente, mas também de mistura, facilitando que alguns elementos se mantenham unidos. Sem ele, algumas substâncias se separariam: "O problema com o lauril sulfato de sódio é que ele abre espaços nas células da boca, o que permite que toxinas ou carcinógenos entrem", diz o Dr. Talbot. Estes carcinógenos podem vir de diversas fontes, incluindo cigarros, alimentos com agrotóxicos, etc.

Segundo ele, a mucosa bucal é um dos tecidos mais sensíveis e delicados do corpo. O lauril sulfato de sódio teria o poder de abrasão por ser um detergente, causando irritação na boca: "Se eu vejo um paciente com úlcera ou feridas na boca, a primeira coisa que faço é indicar uma pasta de dente que não contenha esta substância".

Triclosan, um inimigo invisível?

No ano passado, de acordo com o portal DailyMail, a empresa Colgate retirou a substância triclosan dos seus produtos vendidos nos Estados Unidos.

Enquanto a Colgate afirma que o triclosan é seguro em doses pequenas, o Dr. Talbot afirma que: "Houve um clamor sobre produtos que contenham este ingrediente nos EUA no ano passado. Alguns ensaios com animais mostraram que o triclosan tem efeito sobre a atividade hormonal e potencial atividade carcinogênica".

Em resposta à controvérsia, Patrícia Verduin, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Colgate-Palmolite, disse em nota: "As recentes alegações de que o triclosan no produto Colgate Total podem levar ao câncer são absolutamente falsas. Reguladores globais analisaram a questão da carcinogenicidade e concluíram que o triclosan em produtos de consumo não representa um risco de câncer humano".

Branqueadores atacam sua gengiva

Muitos produtos que dizem clarear os dentes possuem peróxido de hidrogênio: "Ele é conhecido por ser tóxico e irritante para os tecidos moles, danificando as membranas da boca e pode causar danos às superfícies de suas gengivas".

Ainda segundo o Dr. Talbot, a concentração desta substância nos produtos vendidos nos mercados não são suficientes para provocar um real efeito clareador, o que torna-se em parte uma "propaganda enganosa".

Fonte: www.meionorte.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir