Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-01-2015

Morre Vanja Orico, atriz do primeiro filme brasileiro premia
A cantora, atriz e cineasta Vanja Orico morreu hoje (28), no Rio de Janeiro, aos 83 anos. Ela sofria do mal de Alzheimer e enfrentava um c�ncer no intestino. O enterro est� marcado para amanh� (29), �s 16h, no Cemit�rio S�o Jo�o Batista, na zona sul do Ri
Morre Vanja Orico, atriz do primeiro filme brasileiro premia
Foto: cineset.com.br

Vanja Orico ganhou destaque por sua participa��o no filme O Cangaceiro, de Lima Barreto, rodado em 1953 � primeira produ��o brasileira a ser premiada no Festival de Cannes, na Fran�a, e a conquistar sucesso internacional. No filme, ela aparecia interpretando a can��o Mulher Rendeira. A carreira da atriz e cantora, no entanto, havia come�ado alguns anos antes, em 1950, na It�lia, onde Vanja estudava m�sica. Ela atuou em Mulheres e Luzes, produ��o do cineasta Federico Fellini.

Nos anos 50 e 60, ela fez grande sucesso como cantora no Brasil e se apresentou nos Estados Unidos e em pa�ses da Europa, Am�rica Latina e �frica. Al�m de O Cangaceiro, Vanja Orico atuou como atriz em v�rios filmes do chamado ciclo do canga�o, como Lampi�o, o Rei do Canga�o (1964) e Jesu�no Brilhante, o Cangaceiro (1972). Em 1973 dirigiu o filme O Segredo da Rosa.

Filha do diplomata, escritor e acad�mico Osvaldo Orico (1900-1981), a atriz, cujo nome completo era Evangelina Orico, deixa um filho, o cineasta Adolfo Rosenthal, fruto de seu casamento como o ator Andr� Rosenthal.

Fonte: cineset.com.br
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir