Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-01-2015

42% dos prédios gastaram mais água ou não reduziram, diz pes
Levantamento da Lello mostra que 19% tiveram aumento no consumo. Imóveis estão na Grande São Paulo, Campinas e no litoral.
42% dos prédios gastaram mais água ou não reduziram, diz pes
Foto: g1.globo.com

Apesar dos apelos pelo uso racional de água tratada, um levantamento feito com 1,7 mil empreendimentos residenciais em São Paulo aponta que 23% dos condomínios não fizeram economia e 19% tiveram aumento no consumo em dezembro, em comparação com a média entre fevereiro de 2013 e janeiro de 2014.

Já 58% dos condomínios conseguiram reduzir os gastos. Nesses imóveis, o valor economizado foi de R$ 1,6 mil, em média.
A pesquisa, feita pela administradora de condomínios Lello, analisou os gastos de 1,3 mil imóveis situados na capital paulista. Os demais condomínios estão no ABC, Campinas (no interior), Guarujá e Bertioga (no litoral).
A gerente de Relacionamento com o Cliente da Lello Condomínios, Angélica Arbex, diz que a dificuldade de economizar nos condomínios é maior porque os consumidores não têm informação sobre o consumo no apartamento.
Na grande maioria das vezes, o condômino paga a conta da água com a cota condominial, mesmo que ele conte com um hidrômetro individual.

Por causa de escassez das chuvas e do nível crítico dos reservatórios do Sistema Cantareira, que abastece mais de 6 milhões de pessoas na Grande São Paulo, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) tem feito campanhas para reduzir o consumo.

Desde o início da concessão do bônus para quem economiza água, os condomínios já apareciam na faixa dos 24% dos consumidores que elevaram os gastos, segundo levantamento divulgado em março de 2014.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir