Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-01-2015

Quase 50% dos brasileiros relatam mais de 10 parceiros sexua
Cerca de 44% da população sexualmente ativa do país afirma já ter tido mais de dez parceiros sexuais na vida, aponta uma pesquisa do Ministério da Saúde divulgada nesta quinta-feira (29).
Quase 50% dos brasileiros relatam mais de 10 parceiros sexua
Foto:

Os dados, que fazem parte da 3ª edição de uma pesquisa de monitoramento e controle da infecção pelo HIV, realizada em 2013, mostram uma mudança no comportamento sexual da população. Em 2004, esse índice era de 19,2%.

Também houve um aumento no número de pessoas que afirmam ter mais de cinco parceiros sexuais ao longo do último ano. Em 2013, esse percentual era de 12,1%, contra 4,1% em 2004.

Ao mesmo tempo em que 94% da população sexualmente ativa do país aponta a camisinha como a melhor forma de prevenção da Aids, cerca de 45% desse grupo não usou preservativo em relações sexuais casuais no período de um ano.

Em 2004, esse percentual era de 48%, ou seja, têm se mantido estável ao longo dos anos. Foram entrevistadas 12 mil pessoas, entre 15 e 64 anos.

Para Fábio Mesquita, diretor do departamento de DST e Aids do Ministério da Saúde, os dados indicam a necessidade de aumentar as ações de prevenção.

"É uma geração mais liberal, que tem maior número de parceiros de relação sexual, e que se expõe [ao risco de contrair o HIV] da mesma forma que a situação anterior", afirma. "E como tem mais parceiros, o risco têm crescido", diz

Fonte: www.regiaonoroeste.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir