Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-01-2015

EUA: economia cresce 2,6% no 4º trimestre de 2014
Segundo dado preliminar, gastos de consumidores subiram 4,3%, mas investimentos privados e públicos diminuíram
EUA: economia cresce 2,6% no 4º trimestre de 2014
Foto: veja.abril.com.br

A economia dos Estados Unidos cresceu a um ritmo anual de 2,6% no quarto trimestre de 2014, uma desaceleração após o avanço de 5% registrado no terceiro trimestre, segundo informou nesta sexta-feira o Departamento de Comércio. Este é o primeiro cálculo do governo sobre a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) - há ainda mais duas revisões. Economistas esperavam crescimento de 3%

O gasto dos consumidores, que representa mais de dois terços da atividade econômica do país, aumentou 4,3% entre outubro e dezembro, após ter crescido 3,2% no terceiro trimestre. Se confirmado, este será o maior avanço trimestral desde 2006.

Mesmo assim, os consumidores não conseguiram evitar a desaceleração do crescimento econômico, impulsionada pela redução do investimento do setor privado, menores gastos públicos e o aumento das importações, de acordo com o relatório do governo.

Em 2014, a economia cresceu de forma moderada a um ritmo médio de 2,4%, segundo o Departamento de Comércio. No segundo trimestre, o crescimento foi de 4,6% e, no terceiro, de 5%. Para 2015 os economistas preveem um bom ano porque a despesa dos consumidores será reforçada pela melhora do mercado de trabalho e a queda dos preços da gasolina.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou recentemente em alta a previsão de crescimento do PIB dos EUA para 2015, para 3,6%.

Fonte: veja.abril.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir