Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-02-2015

Com fome de gols, Jonas desbanca "concorrência" e brilha no
Sem pré-temporada, artilheiro exalta rápida adaptação, faz 14 gols em 16 jogos e se surpreende com protagonismo na busca pelo bi do Português: "Não imaginava"
Com fome de gols, Jonas desbanca
Foto: globoesporte.globo.com

A maioria dos jogadores sofrem ao mudar de clube no início de cada temporada. Imagine então acertar a transferência com as competições em andamento e chegar em uma nova equipe sem a preparação ideal. Foi esse o caminho do atacante Jonas, que trocou o Valencia, da Espanha, pelo Benfica, de Portugal, em setembro do ano passado, estreando apenas no mês seguinte. Muitos duvidavam da capacidade de adaptação do brasileiro, mas os números não deixam mentir: 14 gols em 16 partidas, confiança da torcida e posição de titular em um ataque concorrido. Em entrevista por telefone, Jonas admitiu a surpresa por uma evolução tão rápida e exaltou a estrutura do clube português.
- Quando cheguei, o pessoal já estava em andamento na temporada, mas me receberam muito bem, o clube é muito estruturado. De todos os clubes que passei é o que tem a melhor estrutura, com profissionais em todas as áreas. Isso tudo facilitou muito a adaptação. Dentro de campo não tive muita dificuldade, estava na Espanha, uma liga forte. Mas fora de campo me ajudaram muito, não fiz a pré-temporada como gostaria no Valencia, mas me deixaram muito bem para estrear e dar andamento ao trabalho. Estou muito feliz. Não imaginava que o começo seria tão bom quanto está sendo. Tive que conhecer todos os companheiros, me acostumar com o jeito deles de jogar. Mas todo o conjunto me ajudou e vem dando certo - destacou o camisa 17, em entrevista por telefone.

Aos poucos, Jonas sai do papel de "reforço que chega para somar" e encara uma posição de protagonismo do clube que busca o bicampeonato do Português. Prestigiado pelo treinador Jorge Jesus, o atacante de 30 anos busca o espaço entre os brasileiros Anderson Talisca, Lima e Derlei, disputa importante, segundo o próprio jogador, para elevar o nível do elenco.
- Quando você muda de clube fica aquela expectativa de ter uma sequência, ser titular, mas sempre respeitando os companheiros. O Benfica ganhou tudo em Portugal na última temporada, chegou à final da Liga Europa por dois anos seguidos, então é claro que o trabalho vinha sendo bem feito, o time encaixadinho. Com muito esforço nos treinamentos e conversando com todos os brasileiros por aqui, consegui me entrosar. São muitos atacantes brasileiros, Lima, Derlei, Talisca jogando um pouco mais recuado, isso facilita muito. A gente conversa, observa nos treinamentos e vai entrando em sintonia dentro dos jogos.

Muitos brasileiros podem pensar que a Liga dos Campeões é a competição mais cobiçada pelos torcedores lusos. Porém, para os torcedores do Benfica, o troféu da liga nacional é obrigação, chegando a ser mais cobrado e comemorado do que qualquer outro. Eliminado na fase de grupos da Champions, sem Jonas - impedido de atuar por não estar inscrito - os Encarnados encaram uma pressão ainda maior pela conquista do Português.
- O pessoal prioriza muito o Campeonato Português por aqui. Então é aquela coisa, saímos da Liga dos Campeões, mas estamos muito bem na competição que eles mais levam em consideração. É realmente o que eles gostam, toda essa rivalidade com as equipes por aqui. É uma espécie de "aqui quem manda somos nós". Tem muita rivalidade, inclusive com o Sporting, mas com o Porto supera, é muito maior. Na rua todos cobram o título, cobram bons jogos contra o rival. No primeiro turno ganhamos de 2 a 0, já é muito bom, é uma partida que conta muito para o decorrer da competição. São seis pontos de diferença, grande vantagem, é muito difícil de terminar assim. É tentar manter esse ritmo.

Fonte: globoesporte.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir