Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-02-2015

Municípios da PB estão em situação de risco pelo mosquito da
Os dados são preocupantes. Dos 223 municípios paraibanos, 57 estão em situação de risco de infestação pelo mosquito da dengue.
Municípios da PB estão em situação de risco pelo mosquito da
Foto: pbagora.com.br

Em janeiro deste ano, 215 municípios encaminharam o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), também conhecido como levantamento de infestação predial à Secretaria de Estado da Saúde (SES). De acordo com os dados da Gerência Operacional de Vigilância Ambiental da SES, isso representa 13% a mais que em 2014, quando os dados foram enviados por 190 municípios.

O levantamento foi encerrado no último dia 30 e é fundamental para orientar as ações de controle e combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Dos 57 municípios em situação de risco de dengue na Paraíba, sete são sedes de Gerências Regionais de Saúde (Campina Grande; Patos; Cajazeiras; Sousa; Monteiro; Catolé do Rocha e Itabaiana).

Conforme a LIRAa, é feita a classificação de risco dos municípios, proposta pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Controle da Dengue. Abaixo de 1% da quantidade de imóveis com larvas, é considerado satisfatório; entre 1% e 3,9%, em alerta; e acima de 3,9%, em risco.

Dos 215 municípios que enviaram os dados em janeiro deste ano, 54 estão em situação satisfatória; 104 em alerta e 57 em risco para a dengue e febre da chikungunya. Ainda em 2014, foram registradas oito mortes: duas em João Pessoa, duas em Campina Grande, uma em Patos, uma em Cuité, uma em Itapororoca e uma em Cruz do Espírito Santo. Redação


Fonte: pbagora.com.br
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir