Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-02-2015

Papa Francisco é indicado ao Nobel da Paz 2015
O Papa Francisco está entre os indicados ao Prêmio Nobel da Paz de 2015. Além dele, o jornal russo Edward Snowden crítico do presidente da Rússia, Vladimir Putin, e um padre que ajuda imigrantes africanos.
Papa Francisco é indicado ao Nobel da Paz 2015
Foto: www.meionorte.com

Embora o comitê tenha lembrado os últimos quatro aniversários de dez anos do bombardeio de Hiroshima, em 1945, homenageando a luta contra a proliferação nuclear, poucos observadores do Nobel duvidam que a tendência será mantida.

Milhares de pessoas, incluindo todos os membros do Parlamento da Noruega, podem fazer indicações, que devem ser enviadas até 1º de fevereiro. O prêmio de 1,2 milhão de dólares será anunciado em outubro. O Instituto Norueguês do Nobel não divulga os nomes dos concorrentes, mas especialistas do país compilam listas.

O papa Francisco foi indicado por enfatizar a justiça social e o cuidado com o meio ambiente, e o ex-prestador de serviços da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) Edward Snowden, que vazou detalhes sobre a vigilância eletrônica norte-americana, por mostrar como os cidadãos são monitorados com poucos controles democráticos.

O chefe do Instituto de Pesquisas da Paz de Oslo, Kristian Berg Harpviken, indicou como seu favorito Mussie Zerai, padre da Eritreia que vive na Itália e ajudou alguns dos milhares de imigrantes africanos que arriscaram a vida cruzando o Mar Mediterrâneo.

Fonte: www.meionorte.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir