Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-02-2015

Cunha diz que regimento permite a instalação da CPI da Petro
Oposição protocolou requerimento na Câmara ontem
Cunha diz que regimento permite a instalação da CPI da Petro
Foto: www.dci.com.br

Deverá virar realidade uma das ameaças que o governo da presidente Dilma Rousseff temia com a eleição no domingo passado do novo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ): a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras.

"Vou cumprir o regimento. As cinco primeiras CPIs serão instaladas. Não há o que fazer, e isto é regimental", anunciou cunha ontem, referindo-se ao requerimento protocolado pela oposição no mesmo dia sobre a CPI da Petrobras

Isso acontecerá, de acordo com o Regimento Interno, se uma das cinco CPIs instaladas for encerrada. Isso porque o regimento da Câmara só permite o funcionamento simultâneo de até cinco CPIs.

Segundo o líder do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP), o Congresso precisa terminar as investigações iniciadas no ano passado. "O povo brasileiro quer saber o nome dos agentes públicos e políticos. É obrigação desta Casa trazer à luz o nome de todos os que se envolveram no assalto à Petrobras", disse.

A oposição ainda colhe assinaturas para outras quatro CPIs: para investigar o setor elétrico; os fundos de pensão; os investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); e os gastos com o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Para barrar o avanço do pedido e tentar blindar o governo, o PT também prepara outros pedidos de CPIs para investigar trabalho infantil, violência contra a juventude negra e a máfia de próteses.

A oposição conseguiu 186 assinaturas - eram necessárias 171, inclusive de partidos da instável base aliada, como o PMDB e PSC. As assinaturas ainda precisam ser conferidas. Depois disso, o requerimento será publicado e lido, o que permite a contagem de prazo para os líderes indicarem os membros da comissão.

Fonte: www.dci.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir