Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-02-2015

Hoje é Dia Mundial de Combate ao Câncer
Previsão é que ocorram mais 22 milhões de novos casos da doença até 2030
Hoje é Dia Mundial de Combate ao Câncer
Foto: radios.ebc.com.br

Nesse dia 4 de fevereiro, Dia Mundial Contra o Câncer, organizado pela Union for International Cancer Control (Uicc) todos podem aderir e ajudar a chamar atenção para a importância da adoção de uma postura pró-ativa no combate à doença.O lema da organização é: "o problema não é dos outros, mas sim, de cada um de nós".

Para o médico oncologista e diretor do Instituto Oncoguia, Rafael Kaliks, existem vários tipos de câncer diferentes e mesmo quando se anaisa em apenas um órgão, por exemplo, pulmão, existem diversos tipos da doença. Para o médico, a boa notícia é que a maioria pode ser curada, mas ainda se pensa que o diagnóstico de câncer é uma sentença de morte, porque se ouve falar dos casos que vão mal. No entanto, existem inúmeros casos de câncer que foram curados.

Então, para amenizar e ao mesmo tempo chamar atenção de todos, o oncologista diz que o câncer um conjunto de diversas doenças que podem ser prevenidas e curadas, mas a doença é extremamente séria e que se não for abordada de uma maneira correta, tanto na prevenção quanto no tratamento, ela realmente é fatal. Médico alerta governo e sociedade civil a fazer campanhas de educação sobre prevenção do câncer,

Ouça a entrevista sobre o assunto ao programa Revista Brasil, no ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília, com apresentação do jornalista Valter Lima.

Fonte: radios.ebc.com.br
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir