Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-02-2015

Morreu a actriz Odete Lara, musa do Cinema Novo brasileiro
Considerada a musa do Cinema Novo brasileiro, morreu nesta quarta-feira, aos 85 anos, no Rio de Janeiro.
Morreu a actriz Odete Lara, musa do Cinema Novo brasileiro
Foto: publico.pt

A actriz brasileira Odete Lara, considerada a musa do Cinema Novo brasileiro, morreu nesta quarta-feira, aos 85 anos, no Rio de Janeiro. A actriz que ao longo da sua carreira participou em mais de 40 filmes vivia numa casa de repouso e sofreu um ataque card�aco.

Filha de imigrantes italianos a actriz que nasceu em S�o Paulo foi tamb�m cantora e modelo tendo participado na primeiro desfile de moda que se fez no Brasil.

Foi dirigida em Boca de Ouro, de 1963, pelo realizador Nelson Pereira dos Santos que adaptou ao cinema a pe�a hom�nima de Nelson Rodrigues. E no mesmo ano entrou em Bonitinha, mas ordin�ria que adaptava tamb�m uma obra deste dramaturgo.

No pol�mico Noite Vazia, de 1964, foi dirigida por Walter Hugo Khouri, e interpretava uma prostituta de luxo contracenando com a actriz Norma Bengell (1935-2013).

Entrou tamb�m no premiado O Drag�o da Maldade Contra o Santo Guerreiro, de 1969, do realizador Glauber Rocha bem como em Vai trabalhar, vagabundo, de Hugo Carvana, de 1973, com quem voltou a filmar uma sequela em 1991.

Lan�ou o disco Vinicius e Odete (de 1963) a partir das apresenta��es do espect�culo Skind� com o poeta Vinicius de Moraes e Contrastes (de 1966), tamb�m com composi��es de Vinicius de Moraes e de Tom Jobim.

Odete Lara gravou tamb�m com Chico Buarque (entre outras a can��o Meu refr�o) e com Sergio Mendes (Eles e ela).

Entrou em telenovelas, sendo a �ltima P�tria Minha, da Globo gravada em 1994 em que interpretava Valqu�ria Mayrink uma mulher que perdia a fortuna. Em 2011 publicou a sua autobiografia, Eu Nua.

Fonte: publico.pt
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir