Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-02-2015

Anderson Silva nega doping e recebe apoio de Dana
Lutador brasileiro e presidente do UFC irão esperar a contraprova para se pronunciar novamente. Por enquanto, Spider está mantido no TUF Brasil 4
Anderson Silva nega doping e recebe apoio de Dana
Foto: veja.abril.com.br

Antes mesmo de receber o resultado da contraprova do exame antidoping, Anderson Silva decidiu se pronunciar sobre o resultado positivo para os esteroides anabolizantes drostanolona e androsterona e garantiu que não se dopou. "Eu não usei nenhuma substância de aumento de performance. Minha posição sobre drogas continua sendo e sempre será a mesma. Eu advogo por um esporte limpo. Estou competindo há muito tempo, essa foi minha 19ª luta no UFC. Passei por muitos exames durante esse período e nunca dei positivo para nenhuma substância", afirmou o brasileiro.

Para se proteger, o estafe do lutador já está recrutando uma equipe de advogados em Las Vegas para defender o lutador em julgamento disciplinar. A Comissão Atlética do Estado de Nevada vai ouvir o brasileiro no próximo dia 17 e ele pode receber uma suspensão de nove meses a um ano, além de multa, caso seja considerado culpado. "Estou fazendo consultas junto com minha equipe para explorar as opções que tenho e pretendo lutar contra essa alegação para limpar meu nome. Eu não vou fazer mais nenhum comentário até que receba qualquer indicação da minha equipe", continuou o atleta de 39 anos.

A demora para publicação do teste é alvo de críticas dos fãs e outros lutadores. O chefe da Comissão Atlética de Nevada, Francisco Aguilar, diz que teria cancelado a luta se soubesse antes do resultado do exame. Tanto a Comissão como o UFC dizem que só tomaram conhecimento do doping na última segunda-feira. Como o UFC 183 arrecadou 4,5 milhões de dólares (cerca de 12 milhões de reais), sem contar outros lucros com patrocinadores e venda de assinaturas pagas para ver o combate, especula-se que a divulgação teria sido "atrasada" para evitar prejuízos e não estragar o retorno do brasileiro ao octógono após 399 dias.

Mas Daniel Eichner, diretor executivo do laboratório SMRTL, garante que é bobagem achar que houve uma atitude deliberada para adiar o resultado do exame. "Nós somos independentes e não temos conhecimento de quem está sendo testado. Recebemos uma amostra biológica, que vem por correio para gente. Então colocamos no sistema, mas vale lembrar que a análise é feita por uma numeração, o que garante o sigilo de quem está sendo analisado. Então não temos ideia de quem é a amostra e a que evento se refere. Muitas vezes essas análises levam um tempo para serem feitas", explicou, em entrevista para o site Yahoo! Sports.

TUF - Além da possibilidade de ter sua vitória contra Nick Diaz anulada, Anderson Silva corria o risco de ser excluído do TUF Brasil 4, reality show de lutas da TV Globo, da qual será um dos treinadores. Na noite desta quarta-feira, porém, o presidente do UFC, Dana White, também se pronunciou sobre os últimos acontecimentos e disse que, por enquanto, o ex-campeão dos médios segue na atração.

"Anderson Silva tem sido um dos maiores atletas que o esporte já viu. Ele tem uma longa e única carreira nas artes marciais mistas. Em nove anos com o UFC, Anderson nunca testou positivo para uma substância proibida. Nos guiando por isso, queremos garantir que Anderson teve todo o processo legal e iremos apoiá-lo durante todo esse período. Durante o processo, ele continuará sendo o técnico do The Ultimate Fighter Brasil", adiantou Dana em comunicado.

Apesar do apoio a Anderson, o chefão do UFC ressaltou a importância dos exames antidoping. "Claro que vamos continuar acompanhando as ações da Comissão Atlética de Nevada. Apoiamos irrestritamente o programa de testes da Comissão fora do período de competição, o qual temos financiado quando solicitado ao longo dos últimos dois anos.Testes dessa natureza são importantes para manter o esporte limpo."

Dana afirmou, por fim, que aguardará os resultados da contraprova antes de se pronunciar novamente e negou os rumores de que poderia ter adiado a luta do último sábado. "O diretor do laboratório de Salt Lake City já explicou o tempo de divulgação e o motivo pelo qual a comissão e o UFC não receberam os resultados antes do dia 3 de fevereiro, após a luta. Uma vez que todos os resultados têm sido tornados públicos e a Comissão Atlética de Nevada tem tomado suas decisões, continuaremos respeitando o processo e avançando nesse sentido".

Fonte: veja.abril.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir